Mossoró 21 de Março de 2019 05:00h
Tecnologia

Aplicativo da Cosern completa dois anos de funcionamento com 59 mil downloads

Aneel também lança app para consumidor entender composição da tarifa de energia elétrica

22 de Novembro de 2018 - 10:09hs

Num mundo on line cada vez mais conectado no qual as pessoas desejam soluções rápidas – de preferência na palma da mão – para as suas demandas, o aplicativo da Cosern comemora 02 anos de funcionamento no mês de novembro com 59.347 downloads, transformando-se numa ferramenta importante para agilizar o atendimento dos clientes da concessionária.

Além de comunicar eventual falta de energia, é possível usar o app da Cosern para solicitar 2ª via de conta, religação de energia e consultar histórico de consumo e de dívidas de forma fácil, rápida e segura.

Gratuito e disponível para os sistemas Androide, IOS e Windows Phone, basta digitar a palavra “Cosern” nas lojas de aplicativos e instalar gratuitamente a ferramenta no celular.  O passo seguinte é cadastrar o número do CPF ou CNPJ do titular da conta, o número do contrato e um telefone de contato. Os dados cadastrais irão facilitar a localização de uma ocorrência, por exemplo, agilizando o tempo de atendimento.

Aneel também lança aplicativo para consumidores

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) lançou no último dia 13 de novembro um aplicativo para repassar informações detalhadas sobre questões como a composição da conta de luz. Um dos principais serviços oferecidos é o “Entenda sua Conta”, por meio do qual o consumidor poderá conhecer o funcionamento dos itens que compõem o valor da fatura de energia, utilizando simulações interativas para contas de luz de clientes residenciais.

Os cálculos de tarifa disponíveis levam em conta a realidade de cada distribuidora, a ser selecionada pelo usuário, a Bandeira Tarifária em vigor (atualmente, a amarela), mas não incluem impostos como ICMS, PIS/Cofins e taxa de iluminação pública (que variam de acordo com o estado).

Na plataforma da Aneel, o consumidor consegue visualizar a participação, na sua conta, dos diferentes componentes que influenciam a tarifa, como custos de Energia, Transmissão, Distribuição, Encargos e a Bandeira Tarifária. O aplicativo permite ainda a visualização do histórico de demandas registradas junto à Aneel e acesso a diferentes informações do setor, tais como a Bandeira Tarifária vigente, Contato da Ouvidoria Institucional da Aneel, informações sobre as distribuidoras, relação de direitos e deveres do consumidor e link para o site da Aneel.

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT institucional - Portal Acontece