Mossoró 26 de Março de 2019 03:38h
Gastronomia

Aprenda uma receita gostosa e saudável de bacalhau para a Páscoa

Com baixo teor de gordura saturada e altos teores de cálcio, peixe ainda contém substâncias como ômega-3 e ômega-6

14 de Abril de 2017 - 10:48hs

Destaque entre os pratos tradicionais da Páscoa, o bacalhau possui baixo teor de gordura saturada e altos teores de cálcio (cerca de 157mg a cada 100g), o que ajuda na prevenção de doenças ósseas. Porém, diferentemente de quando está fresco, o peixe, quando conservado em sal – versão em que é consumido com maior frequência no Brasil –, possui uma grande quantidade de sódio que, se consumido em excesso, pode piorar o quadro clínico de hipertensos, por exemplo.

Deste modo, a nutricionista Juliana Guedes Simões Gomes, gerente do Serviço de Gastronomia do HCor – Hospital do Coração, sugere, para esta Páscoa, uma receita saudável de bacalhau intitulada Bacalhau de Forno com Ervas Finas. “Este tipo de peixe também contém ômega-3 e ômega-6, cuja ação no organismo diminui o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (o colesterol bom). Este peixe também é rico em ferro, selênio e zinco que também são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Porém, antes de consumir, é importante realizar a dessalga que nada mais é do que retirar o excesso de sal presente no alimento. Quanto menos salgado estiver, mais saudável será”, afirma Juliana.

Dessalgue – A nutricionista do hospital explica que, para dessalgar o bacalhau, basta colocar o peixe em postas dentro de uma vasilha com água fria no refrigerador. Postas mais finas devem permanecer assim por cerca de 24 horas antes do preparo e demandam, pelo menos, três trocas de água ao longo do dia. Já postas mais grossas precisam ficar aproximadamente 48 horas neste tipo de acondicionamento e contar com uma média de cinco trocas de água durante este período. “O dessalgue do bacalhau também pode ser feito em leite, o que pode deixa-lo ainda mais macio. Porém, é imprescindível que o peixe permaneça sob refrigeração também neste caso”, acrescenta.

Preparo – Assim que o dessalgue for finalizado, Juliana orienta colocar o bacalhau na água fervente por 15 minutos. Em seguida, escorra e destrinche as postas em lascas. Reserve. Em uma outra panela, aqueça azeite doure, cebola e alho. Acrescente tomate picado, sem pele, pimentão em rodelas, louro, ervas finas e pimenta. Deixe o molho reduzir. “Logo após, pegue um refratário, arrume as lascas de bacalhau e acrescente o molho por cima. Leve ao forno quente por uns 10 minutos. Sirva a seguir, de preferência, com arroz branco”, finaliza a nutricionista do HCor.

Ingredientes– 1 kg de bacalhau dessalgado – 4 tomates picados sem peles e sem sementes- 2 cebolas grandes cortadas em rodelas- 2 folhas de louro- 3 dentes de alho amassados- 2 colheres (sopa) de azeite- ervas finas- 2 pimentões cortados em rodelas- sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Coloque o bacalhau de molho por 48 horas trocando a água. A seguir coloque-o na água fervente por 15 minutos; escorra e corte-os em lascas. Reserve.

Aqueça o azeite doure a cebola, o alho e acrescente os tomates, pimentões, o louro, ervas finas e a pimenta. Deixe o molho reduzir.

Pegue um refratário, arrume as lascas de bacalhau e acrescente o molho por cima. Leve ao forno quente por uns 10 minutos. Sirva a seguir, com arroz branco.

 

 

Fonte: Notícias ao Minuto

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT institucional - Portal Acontece