Mossoró 23 de Setembro de 2018 11:35h
Saúde

Campanha de prevenção ao tracoma é iniciada em Mossoró

A iniciativa, em Mossoró, será realizada em dez escolas, alcançando 2511 alunos.

11 de Abril de 2018 - 17:04hs

Foto: Adrovando Claro

Com o objetivo de esclarecer sobre os sinais, sintomas e prevenção relacionados ao tracoma, teve início uma campanha nesta quarta-feira (11), prosseguindo até esta sexta-feira (13), em Mossoró e municípios da II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap). Tendo como público-alvo estudantes de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino público, a iniciativa, em Mossoró, será realizada em dez escolas, alcançando 2511 alunos.

A ação se insere numa campanha maior, de âmbito nacional, direcionada não só ao tracoma, mas também a hanseníase e verminoses. No Rio Grande do Norte, as atividades são coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que vem monitorando e dando o suporte técnico a todos os 55 municípios do estado que aderiram à campanha, iniciada em março e com término em junho.

De acordo com o Ministério da Saúde, a estratégia no ambiente escolar, já utilizada e comprovada internacionalmente, reduz os custos do tratamento e potencializa os resultados da intervenção, porque proporciona a oportunidade de alcançar o maior número de escolares, em razão da agregação de crianças e adolescentes nesse ambiente.

Tendo em vista o diagnóstico precoce e tratamento imediato, a campanha do tracoma oferece aos alunos exame ocular externo, realizado por profissionais capacitados, e os casos positivos e seus contatos domiciliares serão encaminhados para tratamento.

As atividades abrangem ainda orientações aos professores e alunos acerca da doença, bem como mobilização da comunidade, com uso de material didático confeccionado pelo Ministério da Saúde e reproduzido pelos municípios participantes.

No Rio Grande do Norte, 55 municípios fizeram adesão à campanha: Açu, Alexandria, Arês, Baía Formosa, Bento Fernandes, Bodó, Brejinho, Caiçara do Rio do Vento, Canguaretama, Caraúbas, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Espírito Santo, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Goianinha, Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Ielmo Marinho, João Câmara, Jucurutu, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa Nova, Lagoa Salgada, Macaíba, Marcelino Vieira, Maxaranguape, Mossoró, Natal, Olho-d’Água do Borges, Rio do Fogo, Patu, Pedro Avelino, Pedro Velho, Pendências, Pureza, Santana do Matos, Santo Antônio, São José de Mipibu, São Miguel, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Rafael, São Tomé, Serrinha, Sítio Novo, Tangará, Tenente Laurentino Cruz, Tibau do Sul, Touros, Umarizal e Viçosa.  Todos esses municípios já foram contemplados com recursos financeiros por meio da Portaria Nº 240, de 1º de Fevereiro de 2018, num total de R$ 254.385,26.

 

 

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT institucional - Portal Acontece