Mossoró 21 de Março de 2019 17:13h
Cotidiano

Campanha Outubro Rosa é lançada oficialmente em Mossoró

A Prefeita Rosalba Ciarlini participou na manhã desta segunda-feira (01) da abertura oficial da Campanha Outubro Rosa, que visa prevenir e combater ao câncer de mama

02 de Outubro de 2018 - 11:30hs

A Prefeita Rosalba Ciarlini participou na manhã desta segunda-feira (01) da abertura oficial da Campanha Outubro Rosa, que visa prevenir e combater ao câncer de mama. Durante a solenidade, que aconteceu no auditório da Estação das Artes, foi apresentada as ações de intensificação que serão desenvolvidas ao longo deste mês na cidade. Todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades Especializadas do Município estão engajadas com o Outubro Rosa.

A coordenadora da Saúde da Mulher, Suiann Costa, destaca que os profissionais da Secretaria de Saúde vão realizar ações constantemente em diversos espaços públicos e privados do Município. “Com o lançamento do Outubro Rosa hoje, nossos servidores vão aumentar ainda mais as ações de saúde para prevenir e tratar o câncer de mama, que é uma das doenças que mais vem ameaçando a saúde da mulher.”, destaca Suiann.

A prefeita Rosalba Ciarlini, por ser conhecedora da importância de ações educativas e preventivas ao câncer de mama, participou do lançamento do Outubro Rosa para somar forças ao movimento e reafirmar a execução das atividades de promoção da saúde no mês de prevenção ao câncer de mama. “Nós estamos apresentando o lançamento da Campanha, o calendário de ações que será desenvolvido neste mês nas UBSs. Serão atividades preventivas e educativas. Vamos percorrer todos os espaços para mostrar a importância da mulher se cuidar. Precisamos conscientizar todos.”, destaca Rosalba, lembrando ainda que o homem também pode contrair o câncer de mama, mesmo as chances sendo poucas, e que preciso é preciso se cuidar também.

“O mês de outubro pra mim é o mais gratificante porque podemos conscientizar mais mulheres a se prevenir. A prevenção é o melhor caminho para o sucesso. Eu considero o mês da conscientização. É gratificante saber que a Prefeitura está à frente dessa Campanha, até porque eu sou usuária do SUS e recebo assistência.”, destaca Ronicleide de Oliveira, natural de Pau dos Ferros, que mora em Mossoró há 17 anos, e desde 2014 vem lutando contra o câncer de mama.

Depois de sucessivos tratamentos, Ronicleide está na fase dos exames períodos, faz faculdade de psicologia e segue na luta para conscientizar outras mulheres na realização de consultas periódicas e o autoexame. Como forma de carinho e estimulo, sua mãe, Francisca Fernandes, escreveu o livro “Uma História de Fé e Cura Contada em Prosa e em Prece”, para retratar a história de luta e superação da filha para outras mulheres.

A Campanha Outubro Rosa é executada pela Prefeitura de Mossoró com a colaboração de vários parceiros, como os hospitais Wilson Rosado, Liga de Combate ao Câncer (LMECC) e Casa de Apoio Contra o Câncer; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade Potiguar (UNP), Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE) e Faculdade Diocesana de Mossoró; Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Rotary Club Mossoró e outros parceiros.

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT institucional - Portal Acontece