Mossoró 24 de Fevereiro de 2020 04:42h
Cotidiano

Candidatura de Betinho à vereador faz Francisco Carlos desistir da reeleição

O vereador Francisco Carlos (PP) acaba de confirmar que não será candidato à reeleição.

03 de Agosto de 2016 - 20:43hs

 

A quarta-feira (3) de intensa movimentação nos bastidores das eleições municipais de Mossoró termina com dois fatos relevantes, dentro do ambiente da pré-candidatura de Rosalba Ciarlini (PP) à Prefeitura.

1 - O rosadismo, grupo liderado pela ex-deputada federal Sandra Rosado (PSB), vai apoiar Rosalba pela primeira vez ma história.

2 - O vereador Francisco Carlos (PP) acaba de confirmar ao Blog do César Santos que não será candidato à reeleição.

No caso do apoio de Sandra e seu grupo à Rosalba foi definido em longa reunião no Sítio Cantópolis, depois que o PP aceitou a formação de uma "chapão" para Câmara Municipal envolvendo, além de PP e PSB, o PMDB, PDT, PTB e PT do B.

A formação do chapão deixou Francisco Carlos desestimulado, devido a forte concorrência, mas no final da tarde veio o motivo preponderante: o ex-deputado federal Betinho Rosado, presidente estadual do PP, decidiu ser candidato a vereador, fazendo concorrência direta com o companheiro do partido.

"Fui comunicado por Carlos Augusto que Betinho será candidato a vereador", disse Francisco Carlos. "Dessa forma, não vejo como continuar com a minha candidatura", decidiu.

O vereador afirmou que a decisão é "irreversível".

"Não saio com mágoas", garantiu. "Apenas vejo política de forma diferente. Tudo que eu pensava, a maneira como estávamos conduzindo o nosso projeto, não é compatível com o que aconteceu agora."

Francisco Carlos diz que o "chapão" com cinco vereadores e mais a ex-deputada federal Sandra Rosado já seria bastante concorrido, no entanto, a situação tornou-se muito mais difícil com a entrada de Betinho.

"A candidatura de Betinho prejudicou a minha caminhada, porque eu estava trabalhando junto ao eleitor de Rosalba, aquele eleitor tradicional, que agora, certamente, vai votar nele", justificou.

Francisco Carlos cumpre o seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Mossoró. Ele elegeu como o segundo mais votado nas eleições de 2012.

O vereador diz que vai concluir o mandato, considerado por ele como profícuo. Não adiantou se pretende participar das eleições, como apoiador de alguma candidatura, ou se será apenas um eleitor.

 ROSADISMO

O apoio do rosadismo à pré-candidatura de Rosalba foi anunciada, de forma indireta, pela ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSB).

Através de "nota aos amigos e amigas mossoroenses" (veja abaixo), ela comunicou que estava renunciando a pré-candidatura à prefeita em favor da união de forças políticas que fazem apoio a atual gestão municipal.

Larissa Rosado, na verdade, não vinha trabalhando projeto de disputar as eleições desse ano. Seu nome foi colocado pelo PSB muito mais para demarcar espaços e negociar posição de seu grupo em chapas majoritária e proporcional.

A estratégia era indicar Larissa para ser vice da pré-candidata Rosalba Ciarlini (PP) ou o seu irmão vereador Lairinho Rosado, já que a ex-deputada federal Sandra Rosado será candidata à Câmara Municipal.

Com a saída de Larissa Rosado, o PSB se inseriu na formação de coligação proporcional com o PP, PMDB, PDT, PTB e PT do B.

Todos apoiaram Rosalba para Prefeitura.

*cesarsantos

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT institucional - Portal Acontece