Mossoró 18 de Janeiro de 2019 06:49h
Estado

Chuvas devem continuar em todas as regiões do RN, diz Emparn

Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte está monitorando a incidência de chuvas no estado

08 de Janeiro de 2019 - 12:35hs

Figura 1 - Previsão de chuva acumulada para o período de 07 a 15 de janeiro de 2019 

 

Monitoramento realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), registra chuva em todas as regiões do Estado, com mais intensidade nas regiões Oeste, Riacho de Santana (62mm) e na região Central, em Caicó choveu 50 milímetros. O registro é das últimas 24 horas.

E de acordo com a gerência de meteorologia da Emparn, deve continuar chovendo em todas as regiões potiguares, já que o Vórtice Ciclônico, sistema meteorológico, que vem atuando há alguns dias continua provocando chuva, principalmente no interior do RN. Além do Vórtice Ciclônico, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também se aproximou na da costa do Nordeste e também provoca chuva no litoral e interior do Estado.

A Zona de convergência Intertropical, é o principal sistema meteorológico responsável pela chuva no semiárido nordestino, normalmente começa a atuar em meados de fevereiro e permanece até maio, mas este ano a ZCIT está antecipada e já provoca chuvas no nordeste junto com o Vórtice Ciclônico, sistema mais temporário. O boletim completo está disponível no site da Emparn: www.emparn.rn.gov.br.

ANÁLISE CLIMÁTICA E PREVISÃO DE CHUVA PARA JANEIRO DE 2019

O ano de 2019 começou com a presença do Fenômeno EL NIÑO fraco a moderado no Oceano Pacífico, e com tendência de apresentar uma diminuição na sua intensidade nos próximos meses. Esse comportamento, El Niño Fraco, é favorável a ocorrência de chuvas na região Nordeste do Brasil para o período de fevereiro a maio de 2019. No caso do restante do mês de janeiro e fevereiro, as previsões indicam que as chuvas deverão continuar a ocorrerem com grande variabilidade temporal e espacial, uma vez que os Sistemas Meteorológicos que atuam nessa época apresentam esse comportamento, além de serem de baixa previsibilidade.

Nas figuras apresentadas nesta reportagem, onde estão as previsões de chuva para as próximas semanas, é possível ver a boa concentração de chuvas sobre o Nordeste Brasileiro, atingindo o Estado do Rio Grande do Norte. Em ambos os períodos, observa-se que os sistemas meteorológicos, Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCANS), presentes sobre a região nordeste.

 

Figura 2 - Previsão de chuva acumulada para o período de 15 a 23 de janeiro de 2019

 

 

 

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT "Autismo: entenda o ritmo de cada um"