Mossoró 15 de Agosto de 2020 10:19h
Geral

Cosern leva Conselho de Consumidores e Projeto Energia com Cidadania à Mãe Luiza no sábado (13)

Nesta edição, a comunidade contemplada será o bairro de Mãe Luiza, na Zona Oeste de Natal, e vai se instalar na Casa Paroquial (Av. João XXIII, S/N).

09 de Maio de 2017 - 11:06hs

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, vai promover no dia 13 de maio (sábado), das 9h às 13h, mais uma edição do Projeto “Conselho Itinerante”, em conjunto com o Projeto Energia com Cidadania. A iniciativa leva ao mesmo tempo ações de Eficiência Energética e o Conselho de Consumidores da Distribuidora ao encontro dos clientes.  

Nesta edição, a comunidade contemplada será o bairro de Mãe Luiza, na Zona Oeste de Natal, e vai se instalar na Casa Paroquial (Av. João XXIII, S/N).

Durante a ação, serão realizados atendimentos presenciais, oferecidos esclarecimentos ao consumidor sobre os serviços oferecidos pela distribuidora e orientações sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, além da doação e troca de lâmpadas incandescentes / halógenas por lâmpadas LED, para os  consumidores que atenderem  os pré-requisitos do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela ANEEL, abaixo descritos:

As lâmpadas LED distribuídas na ação consomem, em média, 30% menos energia elétrica e possuem vida útil três vezes superior às lâmpadas fluorescentes compactas.

Além das lâmpadas LED, serão distribuídos kits educativos e cartilhas informativas com orientações sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica e iluminação pública. Os consumidores que atenderem aos critérios estabelecidos pelo governo federal para inscrição na Tarifa Social de Energia Elétrica poderão atualizar seu cadastro, o qual possibilita descontos na conta de luz.

Critérios para recebimento  de Lâmpadas   LED 

Doação de lâmpadas:

  • Estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) ou ser cliente residencial morador de comunidade popular(*);
  • Cada titular da conta de energia, limitado a uma unidade consumidora, receberá três lâmpadas LED; 
  • Caso nos últimos seis anos o consumidor já tenha recebido um total de oito lâmpadas LED doadas pela COSERN, em uma mesma conta contrato,  ele não  poderá ser beneficiado novamente.

Documentos Necessários:

  • Conta de energia do último mês paga;
  • Documentos pessoais (RG e CPF). 

Critérios para troca de Lâmpadas Incandescentes ou Halógenas por LED 

Troca de Lâmpadas:

  • Ser cliente residencial;
  • Cada titular da conta de energia, limitado a uma unidade consumidora, poderá trocar até 5 ( cinco) lâmpadas incandescentes  ou halógenas, de no  mínimo 40W, por um modelo LED com selo PROCEL;  

Documentos Necessários:

  • Conta de energia do último mês;
  • Documentos pessoais (RG e CPF). 

(*) Entende-se por comunidade popular ou de baixa renda, os bairros com renda média mensal per capita até R$794,66, com base nos dados do Censo Demográfico do IBGE 2010.

Eficiência Energética

A Cosern sugere algumas recomendações importantes para consumir energia elétrica de forma eficiente:

 Chuveiro elétrico: usar na posição menos quente (verão), o que poderá proporcionar uma economia média de 30% no consumo;

Geladeira e freezer: verificar periodicamente o estado das borrachas de vedação;

Ar-condicionado: adquirir os modelos que possuem o Selo Procel de economia e limpar sempre os filtros;

Máquina de lavar e ferro elétrico: juntar o máximo de roupas para lavar e passar de uma só vez.                              

 SAIBA MAIS:

O Conselho de Consumidores da Cosern é um órgão de caráter consultivo que tem como objetivo defender os interesses coletivos dos consumidores de energia elétrica. O CCC desenvolve atividades no sentido de orientar e analisar questões ligadas ao fornecimento de energia elétrica, tarifas e adequação dos serviços prestados pela concessionária. A cada dois meses, os representantes do Conselho se reúnem para discutir questões ligadas direta ou indiretamente ao uso da energia elétrica e serviços prestados pela Cosern nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, sua área de concessão.

Para estreitar a relação com os clientes, a Cosern disponibilizou uma página especial (Conselho de Consumidores) dentro do site www.cosern.com.br

Também é possível entrar em contato com o CCC no e-mail: conselhodeconsumidores.cosern@neoenergia.

SERVIÇO:

Conselho de Consumidores e Projeto Energia com Cidadania, da Cosern

Sábado (13), das 9h às 13h, Casa Paroquial (Av. João XXIII, S/N), Mãe Luiza

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT institucional - Portal Acontece