Mossoró 20 de Outubro de 2018 12:16h
Geral

Decorações para Festa Junina e Copa do Mundo devem ficar distantes da rede elétrica, orienta Cosern

Companhia adverte para que nunca se utilize postes ou fios elétricos na instalação das tradicionais bandeirinhas ou qualquer outro enfeite

12 de Junho de 2018 - 09:18hs

Foto: MaurícioCuca/Cosern/Divulgação

A Copa do Mundo 2018 que começa na próxima quinta-feira (14) promete deixar as festas juninas ainda mais animadas este ano. Em meio aos festejos tradicionais do Nordeste e as partidas da Seleção Brasileira, a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, reforça o alerta de segurança no uso da energia elétrica – desde a decoração das residências até a realização das festas e comemorações nas ruas – como forma de prevenir acidentes. 

Manter distância da fiação elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia são dois cuidados indispensáveis. Da mesma forma, as fogueiras só devem ser montadas e acesas longe da rede de distribuição de energia.

A decoração de ruas e praças também exige atenção. A Cosern adverte para que nunca se utilize postes ou fios elétricos na instalação das tradicionais bandeirinhas ou qualquer outro enfeite. Mesmo pendurados distante dos fios elétricos, a recomendação é que os adereços sejam confeccionados com materiais isolantes para evitar que conduzam energia em eventual contato com a rede. 

A Cosern ressalta que ligações provisórias de energia para arraiás, barracas de comidas típicas e de fogos de artifícios só devem ser executadas por profissionais da concessionária. Ligações clandestinas, além de colocar em risco a vida de pessoas, prejudicar o fornecimento e até acabar com as festas, é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

A montagem e instalação de barraquinhas, camarotes, arquibancadas e palcos deve respeitar a distância de segurança da rede elétrica. Para esses tipos de estruturas metálicas são exigidos aterramentos elétricos. A recomendação é que esses serviços somente sejam executados por empresas habilitadas.

Outro alerta importante da Cosern diz respeito aos riscos envolvidos na tradição de soltar balões. A brincadeira pode provocar incêndios ou acidentes graves se os balões caírem sobre redes de distribuição elétrica ou ainda sobre subestações de energia.

Nas residências, a Cosern também aponta cuidados. É sempre necessário evitar o uso de extensões e benjamins de forma permanente. Nunca se deve manusear equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado. A Cosern ressalta que todos esses equipamentos precisam estar devidamente aterrados.

Ainda dentro de casa, é importante respeitar os pontos de contato com a energia. Os bocais de lâmpadas, por exemplo, jamais devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites como balões e bandeiras. Além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios.

Neste ano de Copa do Mundo, é ainda importante respeitar as distâncias de segurança da rede elétrica durante o manuseio de antenas de TV.

 

Dicas de segurança da Cosern: 

 

- Não solte fogos ou acenda fogueiras próximas à rede elétrica;

-  Cuidado ao pendurar as bandeirinhas na rua. Elas devem ficar distantes da fiação;

-  Ligação clandestina é crime e coloca a vida de pessoas em perigo;

- Não monte arraiais próximo à rede de energia;

-  Ligações provisórias para festas juninas e Copa do Mundo devem ser solicitadas à Cosern.

- Não solte balões. Eles podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações; 

- Estruturas metálicas devem estar devidamente aterradas;

- Nunca manuseie equipamentos eletrônicos com o corpo molhado;

- Instalação ou reparo em antenas de TV devem ser feitos sempre por profissionais e longe da rede elétrica.

 

 

 

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT institucional - Portal Acontece