Mossoró 18 de Abril de 2019 18:05h
Cotidiano

Durante evento em Mossoró, Tereza Cristina afirma que será ‘a ministra do diálogo, do resultado’

Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento participou, na noite desta sexta-feira (15), de evento promovido pelo Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte

16 de Fevereiro de 2019 - 09:37hs

 

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou, na noite desta sexta-feira (15), de evento promovido pelo Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX). Parlamentares, reitores, prefeitos, representante do Governo do Estado e agricultores estiveram presentes no evento, que aconteceu em um importante hotel, no município de Mossoró/RN.

Em entrevista ao Portal Acontece RN, o presidente do COEX, Luiz Roberto Barcelos, explicou que o objetivo da ocasião era aproximar a ministra da realidade da agricultura local, para possibilitar mais sensibilidade às demandas do segmento.

“ A ministra é agrônoma e tem muita proximidade com a agricultura do Estado do Mato Grosso do Sul. Meu objetivo é que ela conheça o trabalho, no âmbito da agricultura, que vem sendo desenvolvido aqui, no Semiárido, para que essa aproximação com realidade local possa ajudar na avaliação das nossas demandas”, frisou.

No dispositivo do cerimonial, o primeiro a se manifestar foi o presidente da FAERN (Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte), José Vieira. Ele salientou que a prolongada estiagem no RN redundou na diminuição do total de propriedades produtivas. “Mais de 20 mil propriedades deixaram de ser produtivas”, assinalou.

João Vieira também destacou a importância de mecanismos de proteção da agricultura em períodos de estiagem. “Precisamos de mecanismos de proteção à agricultura que possam ser acionados imediatamente”, sugeriu.

O presidente da FAERN pontuou ainda a necessidade de se intensificar a política de irrigação. “O Semiárido só tem sucesso com a agricultura de irrigação. Precisamos intensificar a política de irrigação”, disse.

O deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) prestigiou o evento. Ele considerou positiva a visita da ministra e ressaltou que “o Rio Grande do Norte está precisando de ajuda federal para sair da crise”. “Se vier ajuda para a agricultura e fruticultura, haverá geração de emprego e renda. O RN não vai sair da crise se não tiver ajuda federal”, declarou.

Ao público presente, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ressaltou que o presidente da República, Jair Bolsonaro, solicitou a pastas que integram a estrutura do Governo Federal que projetem políticas voltadas à região Nordeste.

Tereza Cristina definiu sua vinda a Mossoró como “uma visita de conhecimento da área”. Frisou que a proximidade com a realidade dos estados permite identificar os problemas enfrentados. “ Quando se vem ao local, vê os problemas que as pessoas sentem na pele”, ponderou.

Ao comentar sobre sua viagem pelo Nordeste, a ministra afirmou que iria “levar uma visão diferente” da região e assegurou aos produtores que será “a ministra do diálogo”. “Vocês terão no Ministério da Agricultura uma ministra do diálogo, do resultado”, disse.

 

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT institucional - Portal Acontece