Mossoró 07 de Dezembro de 2019 12:56h
Educação

Em Portugal, mossoroense inova e escreve capítulo de livro acadêmico em rap

Carlos Guerra Júnior escreveu para a obra “Novos Direitos Urbanos”, utilizando linguagem artística

28 de Julho de 2017 - 19:20hs

É possível escrever para um livro acadêmico com uma linguagem popular? A resposta é sim. Foi justamente o que fez o jornalista, doutorando em Ciências da Comunicação e RAPentista  mossorense Carlos Guerra Júnior em um livro lançado nesta quinta-feira (27), na Universidade Aberta, em Coimbra, Portugal. Carlos Guerra, que é conhecido na Europa como “Mossoró”, escreveu um capítulo do livro “Novos Direitos Urbanos” em rap. O título do capítulo é “Necessidade é o direito de todos nessa cidade”.

O organizador do livro produzido em Portugal também é nordestino. Trata-se do paraibano Leonardo Fernandes dos Anjos, que é doutorando em direito pela Universidade de Coimbra e lança a obra com o intuito de debater as necessidades humanas que nascem com a reconfiguração das cidades. 13 autores participaram da obra e discutem temas como: direito ao grafite, necessidade de espaços artísticos e esportivos, mobilidade urbana, etc.

O RAPentista “Mossoró” faz um resumo dos outros artigos, em formato artístico, mostrando que a arte é um meio de transmitir conhecimento e chegar a ambientes onde o conhecimento formal acadêmico teria dificuldade de ter espaço. O RAPente é uma mescla entre o rap, a poesia e o repente. O convite para produzir esse artigo surgiu há dois anos, quando Carlos e Leonardo se conheceram em um jantar organizado pelo renomado sociólogo Boaventura de Sousa Santos.

“Fui para o jantar meio receoso, pois não tinha participado de qualquer atividade social com acadêmicos, até então. Apesar de ser doutorando, eu não me via com o perfil para ser inserido nos padrões da Universidade, pois acreditava que seria um lugar muito formal, pela referência que tem a Universidade de Coimbra. Porém, encontrei uma convivência bem informal e com espaço para a arte. Eu inclusive cantei um rap de improviso, o chamado freestyle. Nesse local surgiu o convite para participar do livro, sendo este o pontapé inicial para outras atividades acadêmicas”, ressaltou.

No lançamento do livro, que aconteceu nesta quinta-feira (27) na Universidade Aberta (Campus de Coimbra), “Mossoró” recitou trechos da letra, em que foi publicado no livro. “Não daria para recitar tudo, porque são 15 páginas. O mesmo tamanho dos demais artigos. Então, ficaria muito extenso”, comentou o artista.

O vídeo da participação do artista, durante o lançamento do livro, pode ser encontrado no link: https://www.youtube.com/watch?v=FO175lu-H54&feature=youtu.be

 

O livro, em formato eletrônico (Ebook), pode ser adquirido pelo link: http://theya-ed.org/

Sobre

Carlos Guerra Júnior é doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra e concluiu o mestrado em Comunicação e Jornalismo na mesma Universidade. Participou da organização de diversos eventos ligados ao papel do rap como ativismo político, que também é o tema da sua pesquisa de doutorado, no qual se destaca o evento “RAPensando as Ciências Sociais e a Politica”, colóquio-concerto que debate a ligação entre a arte e o mundo acadêmico. Além disso, publicou artigos em revistas científicas internacionais e participou de seminários em quatro universidades portuguesas em torno da temática do rap como representação pós-colonial e contra-hegemônica. Atuou com artistas como Gregório Duvivier, Luaty Beirão, MCK e Inquérito, além de ter vencido etapa do Slam Poetry em Almada, região metropolitana da Lisboa. É ainda jornalista e radialista por formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possui também MBA em administração e marketing esportivo pela Faculdade Nordeste. Como jornalista esportivo venceu o concurso nacional brasileiro Craque do Futuro.

Mais informações sobre o mossoroense podem ser encontradas na FanPage: www.facebook.com/carlosguerramossoro ou no website: www.carlosguerrajunior.com .

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT institucional - Portal Acontece