Mossoró 20 de Setembro de 2019 15:33h
Cotidiano

Estudante da UERN coordena em Mossoró Centro Regional da Brazil Conference

Iniciado na manhã desta terça-feira (21), o evento discute sobre políticas públicas, democracia, igualdade e justiça e contou com a participação da governadora do RN Fátima Bezerra

21 de Maio de 2019 - 14:39hs

 

Com o tema “+Brasil: Políticas Públicas, Democracia e Justiça”, foi instalado nesta terça-feira (21), em Mossoró/RN, o Centro Regional da Brazil Conference. O evento, iniciado durante a manhã, segue ao longo de parte da tarde, sendo realizado no Teatro Estadual Lauro Monte Filho, no centro da cidade.

A iniciativa é coordenada pelo estudante Francisco Cavalcante, aluno do 2º período de Direito na UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), que foi um dos embaixadores na Brazil Conference at Harvard & MIT 2019, evento realizado em abril, nos Estados Unidos.

“O Centro Regional da Brazil Conference é uma oportunidade de darmos continuidade ao que debate sobre educação iniciado em abril, nos Estados Unidos”, disse Francisco.

A governadora do Estado, Fátima Bezerra, o reitor da UERN, Pedro Fernandes, e os deputados estaduais Isolda Dantas e Allyson Bezerra participaram do evento, que conta também com especialistas que discutirão sobre políticas públicas, democracia, igualdade e justiça.

A governadora Fátima Bezerra e o reitor Pedro Fernandes foram integrados à discussão da temática “+Políticas Públicas: promovendo a educação e reduzindo as desigualdades”.

Na oportunidade, a governadora falou sobre o contingenciamento pelo Governo Federal de recursos relacionados às universidades e institutos federais de ensino. “O corte de recursos representa cerca de R$ 100 milhões a menos, considerando-se todas as universidades e institutos federais no Rio Grande do Norte. Se este corte não for revertido, implicará dificuldades para essas instituições”, disse Fátima Bezerra, que também definiu a educação como fundamental. “O direito à educação é um direito fundamental da cidadania”, acrescentou.

Pedro Fernandes ressaltou a participação da UERN na transformação da realidade de muitas pessoas. “Fico feliz pelo fato de a UERN ser um instrumento que, através da formação, possibilita a concretização de muitos sonhos. UERN que desempenha importante papel social, oportunizado ensino de qualidade no Rio Grande do Norte”, declarou. 

FRANCISCO CAVALCANTE

Natural da cidade de Jaguaribara/CE, Francisco Cavalcante conta como se tornou embaixador na Brazil Conference at Harvard & MIT 2019. “Seriam escolhidos 10 embaixadores brasileiros e três critérios foram aplicados para a definição: o desejo de impactar o Brasil; envolvimento em iniciativas; e comprometimento em inspirar outros jovens a transformarem suas realidades. Em face da minha história, fui escolhido”, explicou ao Portal Acontece RN.

Francisco possui um blog de notícias que aborda o planejamento e implementação de políticas públicas em sua cidade. Também foi autor de um projeto que sugeria modificações no programa Bolsa Família. Francisco identificava ineficiências no programa e apontou que a exigência de frequência escolar não era suficiente para assegurar o aprendizado dos estudantes. Ele sustentou que se impunha a necessidade de condicionar a disponibilização do benefício a metas de aprendizagem.

“Minha história contribuiu para que eu estivesse hoje aqui, na coordenação do Centro Regional da Brazil Conference” declarou.

A história de Francisco se sobressai ainda pelo fato de ele ser o primeiro de sua família a cursar o ensino superior. “Somos em seis irmãos, sendo eu o mais novo. Nenhum deles terminou o ensino fundamental e eu estou tendo a oportunidade de cursar o ensino superior”, disse o estudante da UERN e coordenador Centro Regional da Brazil Conference em Mossoró. “Sei da importância da educação e, por isso, defendo essa bandeira”, completou.

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT institucional - Portal Acontece