Mossoró 18 de Abril de 2019 17:34h
Cotidiano

Faculdade Católica do RN: Evento notabiliza nova identidade e inauguração de biblioteca

Faculdade Diocesana de Mossoró muda identidade e biblioteca ganha novas instalações

12 de Fevereiro de 2019 - 10:42hs

Descerramento da placa de inauguração das novas instalações da Biblioteca Dom Mariano Manzana -- (Foto: Marcelo Bento)

Solenidade realizada na noite desta segunda-feira (11) notabilizou a nova identidade da Faculdade Diocesana de Mossoró e a inauguração da estrutura física da Biblioteca Dom Mariano Manzana. A ocasião foi prestigiada por autoridades políticas e representantes de instituições de ensino e de outros segmentos da sociedade.

Denominada agora de Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, a instituição vai dispor de uma biblioteca com 1.846 m² de área construída. O espaço foi inspirado em conceituadas bibliotecas de outras universidades. A Biblioteca Dom Marino Mazana explicita em seu nome uma homenagem ao bispo diocesano de Mossoró. A unidade funciona desde 2014 no Colégio Diocesano Santa Luzia e agora passa a ter o seu próprio espaço.

Na divisão espacial, o acervo da Biblioteca Dom Mariano Manzana abrigará mais de 3.000 mil livros no andar térreo e salas de aula que ficarão, provisoriamente, no andar superior. O prédio é composto ainda por recepção, guarda-volumes, sala de reprografia, sala de inclusão, sala de processamento técnico, sala de estudo individual, cabines de estudo coletivo, espaço digital, sala de informação, diretoria, copa, banheiros acessíveis e depósito. Também, na perspectiva humanizadora, possui uma varanda de leitura ao ar livre com jardins e paredes envidraçadas que articulam uma visão do ambiente exterior.

Em entrevista ao Portal Acontece, o diretor da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, padre Charles Lamartine, disse acreditar que essa nova fase da instituição de ensino será “um passo importante para o desenvolvimento da região” e salientou a importância da educação. “Educar é emancipar pessoas”, declarou.

Foto: Célio Duarte 

Indagado pela nossa reportagem sobre a possibilidade de a instituição torna-se universidade, padre Charles afirmou que essa ascensão trata-se “de um sonho próximo”. “É um sonho próximo [a conversão em universidade]. Não demoraremos muito a nos tornamos [universidade]. Temos a quantidade de cursos suficiente e, uma vez que todos sejam reconhecidos, passaremos a ser Universidade Católica do Rio Grande do Norte, se Deus quiser”, disse.

Sobre a mesma temática, padre Sátiro Cavalcanti, diretor-fundador da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte disse acreditar que em breve a instituição se tornará universidade. “Acredito que em breve essa faculdade será Universidade Católica do Rio Grande do Norte e, com mais um tempinho, e também considerando o trabalho de toda a equipe, acredito que se tornará Universidade Pontifícia do Rio Grande do Norte”, pontuou.

O bispo Diocesano de Mossoró, Dom Mariano Manzana também assinalou a contribuição da educação para o desenvolvimento das pessoas e sociedade. “Não há desenvolvimento sem instrução. Por isso, países com maior nível econômico investem em educação”, frisou.

Bispo diocesano de Mossoró, Dom Mariano Manzana -- (Foto: Marcelo Bento)

 

Fotos: Célio Duarte

 

 

 

 

 

 

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT institucional - Portal Acontece