Mossoró 20 de Novembro de 2018 04:54h
Cotidiano

Município entrega 1° ônibus acessível para transporte de cadeirantes em atendimentos

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró recebeu, na manhã desta quinta-feira, 13, um ônibus novo totalmente acessível para melhorar ainda mais a qualidade do serviço de transporte que é ofertado aos mossoroenses cadeirantes, que precisam se deslocar a hospitais e clínicas para fazerem fisioterapia

14 de Setembro de 2018 - 08:35hs

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró recebeu, na manhã desta quinta-feira, 13, um ônibus novo totalmente acessível para melhorar ainda mais a qualidade do serviço de transporte que é ofertado aos mossoroenses cadeirantes, que precisam se deslocar a hospitais e clínicas para fazerem fisioterapia. O ônibus já começou a funcionar nesta quinta-feira.

Atualmente, 10 usuários cadeirantes fazem uso desse serviço na cidade. Anteriormente o transporte era feito por meio de vans e ônibus com espaço de acessibilidade. Com o recebimento do novo ônibus acessível, que tem cinco lugares para cadeirantes e mais cinco para acompanhantes, além de outros 13 espaços para outros passageiros, a Prefeitura segue garantindo um serviço de excelência aos pacientes que fazem uso dos transportes do Programa de Acessibilidade Especial de Mossoró (PRAEM). O novo ônibus acessível é totalmente adaptado e, além de garantir comodidade, dá mais dignidade aos cadeirantes.

A prefeita Rosalba Ciarlini acompanhou de perto o momento em que os primeiros passageiros estavam sendo transportados a hospitais e clínicas. Segundo Rosalba, a Prefeitura segue comprometida em sempre proporcionar serviços de excelência à população mossoroense. “Esse ônibus vai melhorar e muito a qualidade do nosso atendimento. Conversei com os pacientes que recebem a assistência do PRAEM e eles estão muito satisfeitos.”, destacou a prefeita.

O secretário de saúde, Benjamin Bento, afirma que a Secretaria de Saúde está se empenhando cada vez mais para proporcionar bons serviços aos mossoroenses e que o compromisso da Prefeitura de Mossoró com os prestadores de serviço de transporte está tendo reflexo positivo nos bons serviços prestados aos usuários do PRAEM. “Os usuários dos serviços poderão dispor de uma melhor qualidade durante suas viagens para o tratamento médico nos hospitais e clínicas.”, destaca Benjamin.

Joseane Soares, dona de casa, moradora do Costa e Silva, está feliz com a iniciativa da Prefeitura. “Esse ônibus é confortável, todo adaptado, cabem vários cadeirantes e tem espaço para muitas mães e pais. É ótimo, foi a melhor coisa que inventaram. Eu e minha filha estamos muitos felizes.”, afirma Joseane.

Cícero Antônio Bezerra mora no Belo Horizonte, é usuário do PRAEM e faz fisioterapia na cidade. O novo ônibus acessível chegou em boa hora. “Estou achando muito bom. Antes eu ia de van e era aquele sobre e desce, o pessoal fazia uma força danada. Agora é tudo feito pelo ônibus.”, frisa Cícero.

Fátima Oliveira, do bairro Alto de São Manoel, reconhece o incentivo da Prefeitura em proporcionar o melhor aos pacientes. “Eu não sei nem como agradecer, estou sem palavras, para mim foi uma maravilha, uma benção esse ônibus. Só resta agradecer a Deus e a Prefeitura de Mossoró.”, finaliza Fátima.

PRAEM

Em janeiro do ano passado o Programa de Acessibilidade Especial de Mossoró (PRAEM) ofertava à comunidade apenas três serviços de transporte, devido a paralisação de veículos por problemas mecânicos ou pendências financeiras junto às empresas locadoras. Quando a nova gestão do executivo assumiu, essa assistência cresceu para 11 serviços, ao longo do ano de 2017, chegando à marca dos 15.727 atendimentos.

No PRAEM são ofertados os seguintes serviços de transporte: Pacientes para tratamento de câncer e patologias diversas (Natal); Pacientes para tratamento no Hospital Sarah e em outros Hospitais e clínicas (Fortaleza); Pacientes transportados em maca (Natal/Fortaleza); Pacientes para hemodiálise (Centro de Diálise de Mossoró); Pacientes para hemodiálise (Hospital dos Rins); Crianças para fisioterapia (Alto de São Manoel e adjacências); Crianças para fisioterapia (Abolições e adjacências); Adultos para fisioterapia; Crianças da zona rural para fisioterapia; Retorno de Hospitais/UPAS (pacientes de alta) / Zona Rural e ocorrências; Pacientes da Maísa transportado em maca.

NÚMERO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS EM 2017

SERVIÇO TRANSPORTE Nª DE PACIENTES ATENDIDOS EM 2017
Fisioterapia Zona Rural Ducato (Segunda a Sexta) 15
Fisioterapia Infantil Leste Ducato (Segunda a Sexta) 31
Fisioterapia Infantil Oeste Ducato (Segunda a Sexta) 32
Fisioterapia Adulto Ducato (Segunda a Sexta) 29
Hemodiálise Dix-huit Rosado Ducato (Segunda a Sábado) 42
Hemodiálise dos Rins Ducato (Segunda a Sábado) 40
Paciente para tratamento de Saúde em Fortaleza Jumpper van (Segunda a sexta) 02:30 às 22:00 2.284
Paciente para tratamento de Saúde em Natal Ônibus (Segunda a sexta)

 

02:30 às 18:00

8.830
Paciente para tratamento de Saúde em Natal(Maca) Ambulância

 

Segunda a sexta

02:30 às 22:00

1.170

 

 

Retorno de paciente de alta/ maca das UPAs para Residência

 

Ocorrências locais diversas/paciente maca

Ambulância

 

12 horas.

1.510
Maísa Pacientes da Maísa transportado em maca, ambulância simples (24h). 1.703
Eventos Ambulância 41

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT "Autismo: entenda o ritmo de cada um"