Mossoró 19 de Setembro de 2019 03:35h
Brasil

Para celebrar 25 anos do Real, Banco Central vai lançar moeda “especial”

Serão colocadas em circulação 25 milhões de moedas, por meio da rede bancária; unidades foram produzidas pela Casa da Moeda

27 de Agosto de 2019 - 08:38hs

Marcos Santos / USP

O Banco Central (BC) informou nesta segunda-feira, 26, que lançará uma moeda de R$ 1 em comemoração aos 25 anos do Real na próxima quarta-feira, 28. Serão colocadas em circulação 25 milhões de moedas, por meio da rede bancária. As unidades foram produzidas pela Casa da Moeda.

De acordo com o BC, o núcleo da moeda é feito de aço inoxidável e o anel é de carbono revestido de bronze. O diâmetro da unidade é de 27 milímetros, enquanto o peso é de 7,0 gramas. O bordo da moeda trará um serrilhado intermitente.

“A moeda exibe, no anverso, em destaque, o beija-flor alimentando seus filhotes no ninho, em alusão à gravura da cédula de 1 real, lançada em 1994. Compõem o fundo as linhas diagonais características das moedas do real”, informou o BC por meio de comunicado. “O anel dourado apresenta as legendas “25 ANOS DO REAL” e “1994 * BRASIL * 2019”.

No reverso permanece o padrão da moeda de R$ 1,00 da segunda família: no núcleo prateado, uma esfera sobreposta por faixa e a constelação do Cruzeiro do Sul fazem alusão à Bandeira Nacional.

O valor de face “1 REAL” e a era “2019” completam a composição. No anel dourado, está presente um grafismo indígena marajoara”, acrescentou a instituição. Quem pegar uma unidade da nova moeda poderá guardar como recordação futura do real brasileiro.

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT institucional - Portal Acontece