Mossoró 04 de Agosto de 2020 20:33h
Geral

Parceria entre Prefeitura e Uern leva qualidade de vida a grupo de idosos

As ações do projeto voltados aos idosos foram iniciadas há seis meses, com o objetivo de levar o exercício físico para a promoção da saúde.

18 de Dezembro de 2017 - 20:04hs

Uma parceria entre a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com o Curso de Educação Física, proporcionou a melhoria da qualidade de vida a um grupo de 32 idosos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Costa e Silva e do Centro de Convivência dos Idosos do Alto de São Manoel. Trata-se do projeto Saúde em Movimento.

As ações do projeto voltados aos idosos foram iniciadas há seis meses, com o objetivo de levar o exercício físico para a promoção da saúde. “Esse projeto foi criado através do Núcleo de Atividade Física, Esporte e Lazer, paralelo com o programa de mestrado em Saúde e Sociedade, trabalhando com profissionais de Educação Física, Nutrição e Farmácia, entre outros, integrando ensino, pesquisa e extensão. Temos resultados amplamente positivos”, explicou a coordenadora do projeto, Maria Irany Knackfuss.

Desde julho, os idosos tiveram acesso à prática de musculação, juntamente com o acompanhamento através de exames físicos e bioquímicos, nutricionais e farmacêuticos. “Nós trabalhamos com eles a suplementação através do farelo de aveia, para o controle da glicemia, triglicerídeo, colesterol e peso. A fibra é importante e de baixo custo. Foram trinta gramas todos os dias em três meses e os idosos conseguiram controlar esses fatores, além de um bom funcionamento do intestino”, destacou a nutricionista Poliana Melo.

Damião Avelino, um dos idosos contemplados com o projeto, falou sobre sua experiência. “Eu cheguei não conseguia nem passar o pente no cabelo, hoje faço tudo e sem dor nenhuma. Melhorou tudo na minha vida”, disse.

Maria Francisca também falou sobre a melhoria da qualidade de vida a partir da participação nas atividades. “Além das dores no corpo eu tinha muito problemas com insônia. A partir das atividades físicas e da alimentação saudável, minha vida melhorou bastante”, afirmou.

A coordenadora do Cras Costa e Silva, Naide Bessa, falou sobre a preocupação da Prefeitura de Mossoró com o idoso. “Quando surgiu a oportunidade, a Secretaria do Desenvolvimento Social imediatamente se prontificou a fornecer o transporte para levar os idosos, tanto para a Uern, quanto para a Faculdade de Medicina, para a realização de exames. Eles são sempre acompanhados pelos técnicos dos equipamentos, tudo com muita atenção e zelo”, afirmou.

As atividades neste ano foram encerradas na manhã desta segunda-feira, 18, no bloco da Faculdade de Educação Física da Uern, com palestra e café da manhã para os participantes do projeto.

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT institucional - Portal Acontece