Mossoró 16 de Setembro de 2019 21:36h
Política

Parlamento paraguaio busca referência em Planejamento Estratégico da ALRN

Segundo Mário Joia, jamais foi realizado no legislativo paraguaio um plano semelhante e, por isso, ele buscou referências, que vão desde a execução, como também nos primeiros resultados que estão apresentados pela Assembleia Legislativa potiguar no congresso.

11 de Novembro de 2016 - 09:48hs

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se destacou durante os primeiros dias da 21ª edição do Congresso Internacional sobre Reforma do Estado e a Administração Pública, promovido pelo Centro Latino Americano para o Desenvolvimento (CLAD), em Santiago, Chile. O Planejamento Estratégico do Legislativo Potiguar, apresentado durante o congresso, tornou-se referência para o parlamento do Paraguai.

Na manhã desta quinta-feira (10), o coordenador técnico do Planejamento Estratégico da ALRN, Carlos Russo, encontrou-se com o representante do Poder Legislativo do Paraguai, servidor efetivo, Mário Joia, para discussão do modelo implementado no Legislativo potiguar. Ao conhecer o planejamento da ALRN, apresentado no fórum de discussão legislativa de quarta-feira (9), o representante do Paraguai demonstrou interesse no tema e disse que o modelo será levado ao país vizinho. 

Segundo Mário Joia, jamais foi realizado no legislativo paraguaio um plano semelhante e, por isso, ele buscou referências, que vão desde a execução, como também nos primeiros resultados que estão apresentados pela Assembleia Legislativa potiguar no congresso. 

"Ao final do encontro, ofereci ao parlamento paraguaio a cópia de nosso Planejamento Estratégico 2015-2016 e informei que estamos trabalhando no 2017-2018, que será ainda mais completo e abordando nova realidade da Casa. É uma troca de experiência positiva para todos os lados", disse Carlos Russo.

Comissão

Ainda durante o congresso, que vai até a sexta-feira (11), o coordenador técnico do Planejamento Estratégico da Assembleia participou do painel "Pilares da Administração Legislativa: capacitação, qualidade e autonomia como ferramentas de uma administração de excelência", realizado pela Câmara dos Deputados de San Juan (Argentina), pelo poder legislativo de La Rioja (Argentina) e pelo Senado da Nação Argentino, que citou em sua apresentação o Planejamento Estratégico da ALRN, conhecido no Congreso Internacional en Governo, Administração e Políticas Públicas (GIGAPP 2016), realizado em Madri, na Espanha. 

Além de discutir com representantes dos parlamentos latinos, o representante da Assembleia Legislativa participou da criação de um fórum de discussão específico para o Poder Legislativo mundial, oferecendo a ALRN como candidata para sediar o primeiro evento com ênfase mundial. 

"Inclusive, já iniciamos as conversas concretas com o representante do Senado Argentino, Mario Roberto Nitti, para definição das temáticas de discussão", disse Carlos Russo. 

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT institucional - Portal Acontece