Mossoró 23 de Setembro de 2019 06:27h
Polícia

PF prende ex-deputado federal e médico Laíre Rosado

A detenção se deu em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela 7a. Vara da Justiça Federal de Mato Grosso que o condenou a 11 anos e 2 meses de reclusão em regime fechado.

22 de Março de 2018 - 15:29hs

Policiais federais da Delegacia de PF em Mossoró prenderam no final da manhã da manhã de hoje (22/3) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Belo Horizonte, naquela cidade, um ex-deputado federal e médico, 72 anos.

A detenção se deu em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela 7ª. Vara da Justiça Federal de Mato Grosso que o condenou a 11 anos e 2 meses de reclusão em regime fechado.

O escândalo estourou em 2005, três após Laíre Rosado teve concluído o segundo mandato de deputado federal. O Ministério Público Federal (MPF) patrocinou a denúncia, acusando o ex-deputado de ter destino R$ 110 milhões em emendas parlamentares para um esquema criminosa que pagava para ele 10% em propina.

A peça acusatória revela que os recursos eram destinados a municípios do Rio Grande do Norte, através da Fundação Vingt Rosado e a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APAMIM), sediadas em Mossoró.

A condenação de Laíre Rosado saiu em julho de 2014, mas ele conseguiu postergar a execução através de peças jurídicas permitidas por lei. O caso chegou próximo da prescrição, porém, a Justiça do Mato Grosso decidiu executar agora.

Após passar por exame de corpo de delito, o preso será encaminhado para a Cadeia Pública de Mossoró onde ficará à disposição da Justiça.

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT institucional - Portal Acontece