Mossoró 24 de Fevereiro de 2020 05:26h
Saúde

Prefeitura celebra 20 anos da Estratégia de Saúde da Família

“São 20 anos de história em Mossoró, marcados pelo compromisso, respeito, atenção e desejo de servir os mossoroenses. Conclui o secretário de Saúde, Benjamim Bento.

04 de Abril de 2018 - 08:16hs

Resultado de imagem para benjamim bento

A Prefeitura Municipal de Mossoró realizará nesta quarta-feira, 04, um encontro com profissionais da saúde da cidade para comemorar os 20 anos da Estratégia de Saúde da Família. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, ao realizar esse evento, vai ao encontro do Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 07 de abril.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF), anteriormente conhecida por Programa de Saúde da Família (PSF), foi implantada no município no ano de 1998 pela então e atual prefeita Rosalba Ciarlini. Naquela época, Rosalba Ciarlini e seus auxiliares identificaram a carência que os mossoroenses tinham em relação ao atendimento médico nos bairros, além da baixa cobertura da rede municipal de saúde, e por isso resolveram implantar na cidade o PSF.

Esse programa tinha como principal objetivo levar assistência à comunidade, descentralizando para áreas que até então não recebiam atendimentos. Outro ponto interessante é que a ESF quebra o distanciamento entre usuário e médico, ou seja, o médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente de saúde que atuam na ESF têm contato direto com a comunidade, sabe com mais precisão da realidade de cada usuário.


Pensando em resgatar um pouco dessa história, a Secretaria de Saúde realizará nesta quarta-feira uma programação diversificada. Durante o evento será apresentado um documentário da ESF, relatos das vivências dos profissionais da época, uma apresentação da Companhia Teatral Estrelas da Saúde encenada por agentes comunitários de saúde, além de homenagens aos profissionais que fizeram parte da ESF. O evento é destinado aos profissionais da Saúde.

“São 20 anos de história em Mossoró, marcados pelo compromisso, respeito, atenção e desejo de servir os mossoroenses. Sobretudo pela vontade de expandir, qualificar e consolidar os atendimentos da atenção básica do município”, conclui o secretário de Saúde, Benjamim Bento. 

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT institucional - Portal Acontece