Mossoró 19 de Abril de 2019 20:05h
Estado

Projeto patrocinado pela Cosern leva cinema gratuito a cinco municípios serranos do RN

Até o momento 2.775 pessoas participaram do projeto nas cidades de Portalegre e Luís Gomes, onde ocorreram 60 e 50 sessões, respectivamente. Os participantes também fizeram plantio de mudas nas duas cidades.

11 de Agosto de 2016 - 14:18hs

 

Moradores de cinco municípios serranos localizados na região Oeste Potiguar recebem desde o último final de semana do mês de julho o “Cinema na Serra”, um projeto itinerante e gratuito que contempla exibições de curta-metragem e vídeos sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica em um cinema inflável em 3D, além da realização de oficinas educativas. As sessões começaram no dia 29 de julho e serão encerradas no dia 27 de agosto.

 As primeiras cidades a recepcionar o projeto foram Portalegre e Luís Gomes. A programação continua durante todo este mês nas cidades de São Miguel (amanhã), Serrinha dos Pintos e será concluída em Martins. As exibições do filme Rexy, que tem duração de 8 minutos, nos municípios por onde o projeto passará ocorrem nos três turnos. Durante o dia (manhã e tarde) são contempladas crianças da rede pública de ensino. À noite, o curta-metragem é aberto para a participação da população. 

Até o momento 2.775 pessoas participaram do projeto nas cidades de Portalegre e Luís Gomes, onde ocorreram 60 e 50 sessões, respectivamente. Os participantes também fizeram plantio de mudas nas duas cidades.

 O Projeto - Após as sessões de cinema, o público assiste vídeo educativo e recebe cartilhas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica. Paralela às veiculações do filme, ocorrem duas oficinas temáticas. Uma delas aborda o tema “Turismo Sustentável”, que destaca potencialidades turísticas de cada localidade, mostra a importância da conscientização ambiental para crianças e jovens e realiza, ainda, plantio de mudas típicas da região. 

A outra destaca o tema “Evolução do Cinema e as Novas Tecnologias” e são ministradas por alunos de Comunicação Social da UERN. As oficinas são supervisionadas por professores dos cursos envolvidos da Universidade e registradas pela UERN TV. 

O “Cinema na Serra” é um dos projetos culturais contemplados no Programa de Patrocínios da Cosern em 2016. Neste ano, a empresa destinou R$ 3,04 milhões para 18 projetos culturais incentivados por meio da Lei Estadual Câmara Cascudo e da Lei Federal Rouanet, ratificando o destaque da Cosern como a empresa que mais investe na cultura potiguar por meio da lei estadual.

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

VT institucional - Portal Acontece