Mossoró 23 de Abril de 2018 02:27h
Estado

Veículos doados pelo TJRN vão auxiliar bancos de leite materno e órgãos de Saúde do RN

Expedito Ferreira, presidente do tribunal, disse que a Justiça tem procurado meios, em seu orçamento próprio, para beneficiar a sociedade

12 de Abril de 2018 - 14:53hs

Foto: Tasso Pinheiro/Secoms-TJRN


O presidente do TJRN, desembargador Expedito Ferreira, fez a entrega de dez veículos para quatro instituições públicas do RN nesta quinta-feira (12). Só para bancos de leite e unidades de saúde, foram entregues cinco automóveis, sendo um para a Maternidade Escola Januário Cicco, um para o Hospital José Pedro Bezerra (Santa Catarina) e outro para o Corpo de Bombeiros Militar e outros dois para a Diretoria de Saúde do Hospital Coronel Pedro Germano (Hospital da PM). Outras cinco viaturas foram repassadas para o Comando Geral da Polícia Militar, o qual também foi beneficiado na semana passada com outros 23 carros para a patrulha ostensiva, na capital e no interior. O ato contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, do Hospital da PM, dos diretores da Maternidade Januário Cicco e do Hospital José Pedro Bezerra, também conhecido como hospital 'amigo da criança'.

O desembargador Expedito Ferreira, em uma solenidade simples, realizada em frente a sede do TJRN, ressaltou que o Tribunal está atento às necessidades da sociedade, das pessoas que precisam deste apoio e observando a realidade dos setores que mais precisam. No entender do magistrado, as crianças não poderiam ficar sem leite materno porque os órgãos de coleta não tinham veículos para ir buscá-lo.

“A Justiça tem procurado meios, em seu orçamento próprio, para beneficiar a sociedade. Semana passada, nos preocupamos com a segurança pública. Nesta semana, nos preocupamos com a área da saúde”, destacou o presidente da Corte potiguar, ao definir a iniciativa como uma espécie de “serviço público” do TJRN, com o propósito de amenizar as dificuldades sofridas pelos bancos de leite materno do Estado, na atividade de coletar e distribuir o leite fornecido por voluntárias em razão da insuficiência em seu setor de transportes.

Impacto

A coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Januário Cicco, Ana Zélia Pristo, destacou a carência de veículos que auxiliam no transporte das doações de leite e como o apoio do TJRN será fundamental para a ampliação dessas doações. “Na maioria das vezes, a doadora está impossibilitada de ir até o hospital, então a coleta domiciliar é a forma que nós temos de chegar até a doadora e coletar esse leite. Nós chegamos a coletar mensalmente 280 litros. Hoje esse número foi reduzido a 200 litros por causa da falta de transportes de coleta. Esses veículos vêm, não apenas solucionar essa carência, como também ampliar a captação das doações, que são diárias”.

Ana Zélia Pristo explica que todo o leite doado é processado e pasteurizado para que possa ser distribuído de forma segura para os bebês que estão em UTIs, não só em Natal, mas em todo Estado.

O superintende da Maternidade Escola Januário Cicco, Luiz Murilo Lopes de Brito, afirmou que a instituição carece de recursos diante do momento de crise no país. “O gesto do Judiciário é impactante, principalmente na assistência prestada às nossas pacientes que amamentam no estado. Existem mulheres que podem doar o leite, que é pasteurizado na própria maternidade. Esse leite é utilizado na alimentação de crianças, tanto na capital quanto no interior do Estado. Então essa doação é impactante na assistência à saúde do RN”.

Destinação

Os veículos doados pertenciam à antiga frota do Tribunal de Justiça e poderiam ser vendidos ou reaproveitados internamente pelo próprio tribunal, mas após uma avaliação técnica em processo administrativo dos custos de manutenção e dos valores que seriam despendidos, o Tribunal tomou a decisão administrativa de autorizar a doação.

“Estamos profundamente agradecidos com o gesto do TJRN. O presidente prontamente atendeu nosso pedido e essa doação será de grande relevância para o nosso hospital”, comentou o diretor do Hospital da PM, tenente-coronel Roberto Galvão.

Também compareceram presentes à solenidade, o diretor do Hospital José Pedro Bezerra, Antonio Alves de Sousa, o superintendente da Maternidade Januário Cicco, Luiz Murillo Lopes de Britto, o sub-comandante da Polícia Militar, coronel Lenildo Melo de Sena, e o representante do Comando do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente-coronel Jebes Lucena, entre outras autoridades.

 

Faça seu comentário

Canal Acontece RN

Rio Grande do Norte pronto para receber a Campus Party