Search

Cerca de 400 aparelhos celulares são entregues a agentes comunitários de saúde

Cerca de 400 agentes comunitários de saúde receberam, na tarde desta sexta-feira (13), aparelhos celulares entregues pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A solenidade, que contou com a presença do prefeito Allyson Bezerra, aconteceu no auditório da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN). Os smartphones otimizarão o trabalho executado pelos servidores, facilitando o fluxo de informações e o cadastramento de famílias mossoroenses pelos profissionais.

“É uma ferramenta essencial para que a gente possa dar início à informatização na Atenção Básica. Uma ferramenta que os agentes de saúde já esperam por ela há alguns anos. Temos mais ou menos 420 agentes de saúde e todos irão sair daqui com o seu celular. Muitos usam o seu próprio celular e agora eles vão ter um equipamento fornecido pela Prefeitura Municipal”, destacou a diretora de Atenção Básica da SMS, Katiana Aquino.

O agente Ricardo Alves, servidor efetivo há mais de 30 anos, comemorou o recebimento do aparelho. “Essa é uma ferramenta importante para nós. Todas as visitas serão digitadas nesse celular, através do aplicativo, e nós vamos poder acompanhar melhor as famílias através desse app. Nós temos que agradecer à gestão. Muito obrigado”, afirmou.

LEIA TAMBÉM  Sistema Fecomércio RN realizou mais de 1,6 milhão de atendimentos em 2023

João Batista, agente comunitário da Unidade Básica de Saúde (UBS) Chico Porto, também pontuou os benefícios que o smartphone trará para o seu trabalho. “Facilidade, rapidez. A gente já estava precisando há muito tempo. É uma ferramenta rápida, não precisa de papel e desenvolve o trabalho com segurança. A gente não perde os dados, não perde nada. Uma forma mais eficiente de mandar os indicativos e nossa produção para o Ministério da Saúde”, disse.

Atendendo famílias da região do Piquiri, zona rural, a agente de saúde Maria do Carmo acredita que a partir de agora o trabalho de consolidação de informações referentes à população será facilitado. “Minha expectativa é que seja bem melhor a partir de agora. O telefone vai facilitar muito”, comentou a servidora, que atua no município há aproximadamente 25 anos.

O coordenador de Tecnologia da Informação da SMS, Francisco Canindé, apresenta outros benefícios que os aparelhos proporcionarão aos servidores, a partir de aplicativos como o e-SUS Território. “Ao mesmo tempo que estamos informatizando os agentes comunitários de saúde, estamos garantindo que eles otimizem o seu trabalho e que o município não precise gastar com papel, por exemplo, no cadastramento e atualização cadastral das famílias”, afirmou, acrescentando:

LEIA TAMBÉM  PESQUISA BG / BRÂMANE / GOVERNO 2º TURNO: Fátima tem 38,1% contra 18,3% de Fábio Dantas

“Temos ainda, como vantagem, a rapidez com que essa informação chegará em outros estados e municípios, com um prontuário eletrônico integrado em todo o país, e o compartilhamento das informações dentro da própria equipe, que não precisará mais fazer anotações no papel, será tudo em tempo real”, explicou o coordenador, que também é agente comunitário de saúde.

A secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas, garantiu que esse é o começo de um processo de informatização que vai alcançar ainda, por exemplo, as próprias UBSs e outros setores da SMS. “O que nós estamos fazendo hoje é a inicialização da informatização na saúde no município de Mossoró. O que era feito antes nos celulares dos próprios agentes de saúde, agora eles têm um celular entregue pela Prefeitura Municipal de Mossoró, com os apps necessários para o seu trabalho, como o WhatsApp Business e o e-SUS”, relatou.

O prefeito Allyson Bezerra enfatizou que o processo de informatização das secretarias municipais é uma das metas da gestão. “É um momento importante, uma medida de gestão que nós estamos implementando aqui com a distribuição de aparelhos celulares para agentes comunitários de saúde, que há bastante tempo, há anos aguardavam, esperavam por esse momento e hoje nós estamos avançando nesse processo”, afirmou, complementando:

LEIA TAMBÉM  Brasil registra um acidente aéreo a cada dois dias, segundo dados do Cenipa

“É o agente comunitário de saúde que visita as residências, daí a importância desses dados serem tratados com cuidado e chegarem com agilidade, porque à medida que os dados chegam, à medida que as produções acontecem, a gente tem condições de informar Brasília e consequentemente receber recursos, ampliar recursos, e melhorar a distribuição dos agentes comunitários de saúde, das nossas equipes em toda a área territorial do município de Mossoró. Estamos avançando com mais investimentos na Secretaria Municipal de Saúde”, concluiu o gestor.