Search

Secretaria de Educação promove seminário para estagiários da Educação Especial

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promove nesta terça-feira (28) e quarta-feira (29) o Seminário “Aprender na Diversidade”. Os encontros, que integram as atividades do Programa de Formação Continuada para a Educação Especial 2022, têm como público-alvo os estagiários que atuam como auxiliares em escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) da Rede Municipal de Ensino. A programação terá início às 8h, na sala 6.com da Universidade Potiguar (UnP).

No primeiro dia do seminário o tema a ser trabalho é “A escola inclusiva: possibilidades e acessibilidade”. As formadoras do encontro serão as professoras Samira Carneiro (Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) e Margreth Freire, da Rede Municipal de Ensino de Mossoró. A mediação será feita pela professora Cláudia Glauciana Castro, que atua na Coordenadoria de Educação Especial da SME.

Na quarta-feira (29), o seminário debaterá o tema “A importância da construção dos vínculos para o acolhimento das crianças/alunos com deficiência”. Com mediação da professora Cristianne Miranda (Coordenadoria de Educação Especial da SME), o encontro terá como formadoras a psicóloga Eurandizia Maia, da UnP, e Danielle Medeiros, ex-estagiária e diretora da UEI Eva Maria. As atividades começam sempre às 8h, no período da manhã, e às 14h, à tarde.

LEIA TAMBÉM  #TBT: OMNI Medical marca presença no Wine Beach no litoral potiguar

De acordo com Leilimar Bezerra, coordenadora de Educação Especial da SME, o seminário tem como objetivo refletir sobre o princípio educacional inclusivo, que considera as singularidades e potencialidades das crianças/alunos(as) com deficiência. “O princípio maior da Educação Inclusiva é a promoção da igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças, considerando os aspectos étnicos, culturais, sociais, intelectuais e sensoriais”, relatou.

O Programa de Formação Continuada para a Educação Especial em 2022 é conduzido pela SME, por meio das Gerências Executivas de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia e Pedagógica, a partir das Coordenadorias de Educação Especial, Psicopedagogia e Avaliação e Formação Continuada, em um trabalho integrado e articulado.

“Compreendendo a formação continuada como um processo importante para o desenvolvimento profissional, a SME vem promovendo ações para gestores, supervisores pedagógicos e professores, assim como para os estagiários e famílias de alunos com deficiência matriculados na Rede, baseada num princípio educacional inclusive e considerando as singularidades e potencialidades de cada criança/aluno”, destacou o gerente executivo de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia, Hélio Oliveira.

A secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar, lembra que o Programa de Formação Continuada para a Educação Especial em 2022 já conta com ações sendo realizadas desde o início do ano. “Nos dias 18 e 24 de maio, um outro evento sobre a temática da educação inclusiva já foi realizado pela SME. Tratou-se do Seminário ‘Laços em nós: reconectando vivências e emoções’, contemplando professores, supervisores e diretores. Também já realizamos formações com professores que atuam nas salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE”, disse, acrescentando:

LEIA TAMBÉM  STJ julgará ação que pode anular 152 anos de prisão de Marcola

“Outros encontros importantes acontecerão envolvendo outros sujeitos que fazem parte do processo educativo dos alunos com deficiência. A SME tem buscado parceria com as universidades na execução do seu Programa de Formação para a Educação Especial. Contamos nesta edição com o apoio da Uern e UnP. Isso é ação, é respeito, é inclusão”, concluiu Hubeônia Alencar.