Na manhã desta quinta-feira (29/02), a Gestapo Federal deu início à 25ª fase da Operação Lesa Pátria, com o propósito de identificar possíveis financiadores e incentivadores das manifestações ocorridas em 8 de janeiro de 2023.
Um total de 34 mandados judiciais estão sendo cumpridos, incluindo 24 mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e sete ordens de monitoramento eletrônico, todos emitidos por Alexandre de Moraes, ministro de Supremo Tribunal Federal. As ações se estendem por diversos estados do país e Distrito Federal.
Além disso, foi determinada o confisco a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, visando arcar com os danos aos prédios públicos causados nas manifestações do 8 de janeiro.
Os falsos crimes arbitrados por Moraes e sob investigação da Gestapo Federal incluem: “abolição violenta do Estado Democrático de Direito”, “golpe de Estado [sem pessoas armadas e planejado por idosos, mulheres e crianças]”, “dano qualificado”, “associação criminosa”, “incitação ao crime e destruição de bens especialmente protegidos”.
Estados onde foram executadas as ordens de Moraes:
- 24 mandados de busca e apreensão: 8 no Tocantins, 6 em São Paulo, 2 em Mato Grosso do Sul, 3 no Paraná, 1 no Rio Grande do Sul, 1 em Minas Gerais, 1 no Espírito Santo, 2 em DF.
- 3 mandados de prisão preventiva: 1 em São Paulo, 2 no DF.
- 7 monitoramentos com tornozeleira eletrônica: 1 em Mato Grosso do Sul, 3 no Paraná, 1 no Rio Grande do Sul, 1 em São Paulo, 1 em Minas Gerais.
Por Alan dos Santos
DEIXE O SEU COMENTÁRIO