Nesta semana, Mossoró recebeu o “Empretec Rural”, maior seminário sobre empreendedorismo do mundo na área do agronegócio. Ele é destinado a produtores rurais e profissionais da área, tais como agrônomos, veterinários, agentes públicos que atuam no setor, além de proprietários de lojas agropecuárias. O evento acontece até este sábado (30), no Hotel Thermas.
Esta é a terceira turma formada no município. A realização do seminário é resultado de parceria entre a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae RN), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) no Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) no RN.
O seminário tem como objetivo identificar o potencial empreendedor dos participantes, desenvolver suas características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócio. Ao todo, 22 empreendedores e potenciais empreendedores estão participando da capacitação.
“Dentro do ‘Mossoró Rural’, fizemos mais uma ação, dessa vez, voltada para questão de empreendedorismo, liderança rural e sucessão. Formamos uma turma e fizemos a indicação de 16 produtores e produtoras rurais dos mais variados segmentos. Temos produtores de bovino, avicultura, fruticultura, hortaliças, além de produtores individuais e pertencentes a cooperativas e associações rurais”, destacou Faviano Moreira, titular da Secretaria de Agricultura do município.
Hermínio Brito, facilitador do “Empretec Rural”, explicou a dinâmica do seminário para os participantes. “Essa é a terceira turma que é realizada em Mossoró e estamos aqui com 22 empreendedores e potenciais empreendedores. Essa ação engrandece muito a cadeia produtiva do agronegócio na região. Aqui é trabalhada uma metodologia, criada pelas Nações Unidas, de forma muito prática que destaca as 10 características que leva um empreendedor a ter sucesso no negócio”.
Entre os 22 participantes do seminário de empreendedorismo rural está Kerginaldo Torquato, residente na comunidade de São Romão, zona rural de Mossoró. Ele ressaltou a importância de participar da capacitação e melhorar o resultado de seu empreendimento.
“Para mim é uma grande importância me aperfeiçoar como empreendedor. Estou começando a ver o motivo por qual errei muitas vezes e vejo que está sendo uma grande oportunidade de eu começar a corrigir essas falhas e realmente alavancar como empreendedor. Espero colocar em prática o que estou vendo no seminário. Ele (seminário) superou todas as minhas expectativas”, contou.
O “Empretec Rural” é idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e implementada no Brasil exclusivamente pelo Sebrae.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO