Search

CAPS II realiza programação alusiva ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Nesta segunda-feira (19), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Mariana Neuman Vidal realizou uma caminhada alusiva ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, no Brasil. Em Mossoró, a programação foi desenvolvida por profissionais e pacientes assistidos pelo equipamento, no bairro Alto da Conceição.

A caminhada percorreu ruas do bairro com o objetivo de dar visibilidade à campanha que é realizada nacionalmente. Na Praça da Pirâmide, a programação prosseguiu com apresentação do coral dos usuários do CAPS e ainda práticas corporais.

O objetivo principal da campanha é chamar a atenção da população sobre a luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta se encontra a ideia de que não se deve isolar essas pessoas da sociedade, combatendo assim o preconceito e promovendo a inclusão.

DIA 18 DE MAIO – Há mais de 30 anos, um encontro de grupos favoráveis a políticas antimanicomiais foi realizado no país buscando uma nova reforma psiquiátrica do sistema brasileiro. Diante da relevância dessas uniões, em 1987, a data de 18 de maio se tornou o Dia da Luta Antimanicomial.

LEIA TAMBÉM  Quem ganha até R$ 2.640 será isento de IR já neste ano, diz Receita

A data se constitui num marco para a saúde mental, bem como as lutas que no decorrer dos anos foram evidenciadas para diminuir o preconceito e promover qualidade de vida às pessoas com transtornos e sofrimento mentais.