Search

Exagerou nas comemorações? Nutricionista da UnP dá dicas para recuperar a saúde e a disposição

Assim como em qualquer comemoração, muitas pessoas tendem a exagerar nas comidas e bebidas. Após um mês intenso de festas, como o período junino, é fundamental focar na recuperação do corpo e da mente afetados pelos excessos.

A nutricionista Mayara Martins, professora da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, orienta quem está no processo de recuperação das energias.

“Com o consumo exagerado de comidas e bebidas, é comum sentir o corpo mais inchado e alguns alimentos podem auxiliar na retenção hídrica ocasionada nesse período, sendo as frutas, como abacaxi, melancia, limão, melão, pepino e água de coco, grandes aliadas para o corpo”, explica a especialista.

Mayara também reforça a importância de retomar a rotina saudável. “O ideal é voltar a rotina alimentar saudável habitual, beber água com frequência para manter-se hidratado, manter a prática regular de exercícios e também retomar o sono de qualidade”, frisa.

Alimentos que podem auxiliar na desintoxicação

Frutas e vegetais

São alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Frutas como abacaxi, melancia e limão são ótimas para ajudar na digestão e hidratação. Vegetais como couve, espinafre e brócolis são excelentes fontes de antioxidantes.

LEIA TAMBÉM  Deputado apresenta denúncia contra Flávio Dino por crime de prevaricação na invasão de Brasília

Chás

Chás de ervas, como chá verde, chá de hibisco e chá de gengibre, têm propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, ajudando a eliminar toxinas e a reduzir o inchaço.

Água

A água ajuda a eliminar toxinas e a manter o metabolismo funcionando corretamente.

Grãos integrais

Prefira alimentos como quinoa, arroz integral e aveia. Eles são ricos em fibras e ajudam a regular o intestino.

“Embora esses alimentos sejam benéficos para pessoas que não possuem restrições, é importante consumi-los com moderação. Em casos de dúvidas ou se você precisar de orientação personalizada, é fundamental buscar o suporte de uma nutricionista”, lembra a docente da UnP, Mayara Martins.

Sobre a Universidade Potiguar – UnP 

Com 43 anos de inovação e tradição, a UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte a integrar o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A universidade possui milhares de alunos entre os campi em Natal, Mossoró e Caicó, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, Mestrados e Doutorados. Também contribui para democratização do ensino superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Rio Grande do Norte. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, sempre pautada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Além disso, os alunos de Medicina da UnP contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica. Para mais informações: www.unp.br.

LEIA TAMBÉM  Allyson visita obras de pavimentação intertravada e confirma que 37 ruas serão beneficiadas

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 386 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do instituto Ânima.

Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas do mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

LEIA TAMBÉM  RN tem mais de 23 mil casos prováveis de dengue e duas mortes pela doença