O Exército de Israel (FDI) eliminou Muhammad Jaber, um dos principais líderes do grupo Jihad Islâmica Palestina na Cisjordânia, nesta quinta-feira (29/08), durante uma operação militar em Tulkarm. Jaber, também conhecido como ‘Abu Shujaa’, era um dos terroristas mais procurados por seu envolvimento em ataques, incluindo um tiroteio em junho que resultou na morte de um civil israelense, Amnon Muchtar, em Qalqilya.
A operação, que ocorreu em uma mesquita na cidade, também resultou na morte de outros quatro militantes da Jihad Islâmica. A própria organização confirmou a morte de Jaber através de um comunicado no Telegram.
De acordo com a agência de notícias oficial da Autoridade Palestina (AP), Wafa, um total de 17 pessoas foram mortas em ataques israelenses na Cisjordânia na quarta-feira (28/08). O chefe do conselho municipal de Tulkarm, Riyad Awad, afirmou que a cidade foi invadida pelas forças israelenses, com muitos residentes impedidos de sair de suas casas. Awad destacou que as forças israelenses estão utilizando escavadoras para destruir ruas e cortar tubulações de água, numa tentativa de eliminar possíveis ameaças de explosivos improvisados.
Essa operação militar em Tulkarm faz parte de uma das maiores ações de Israel na Cisjordânia em mais de um ano, com centenas de soldados e drones sendo mobilizados para enfraquecer grupos armados como o Hamas, a Jihad Islâmica e as Brigadas de Jenin na região.
Com essa ofensiva, Israel abre mais uma frente de combate contra os grupos terroristas que atacam seu território diariamente. Em meio ao aumento das tensões com o grupo terrorista islâmico Hezbollah no norte do país, Israel se prepara para uma ofensiva contra áreas no Líbano controlada pelos terroristas.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO