Apagão global cibernético afeta bancos e aeroportos em todo mundo

Um apagão cibernético está causando atrasos em voos, impactando os serviços bancários e de comunicação globalmente nessa sexta-feira

Uma falha tecnológica global afetou diversas operações em múltiplos setores nesta sexta-feira (19), com companhias aéreas interrompendo voos, emissoras de televisão fora do ar e sistemas bancários inoperantes.

Entre as companhias aéreas afetadas, American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam seus voos devido a problemas de comunicação. A United Airlines declarou que uma falha de software de terceiros estava afetando seus sistemas de computadores em todo o mundo. “Enquanto trabalhamos para restaurar esses sistemas, estamos mantendo todas as aeronaves em seus aeroportos de partida”, afirmou a United em comunicado. Os voos já em andamento continuam para seus destinos.

Essa interrupção generalizada ocorreu pouco depois da Microsoft anunciar a resolução de problemas em seus serviços em nuvem, que afetaram várias companhias aéreas de baixo custo. No entanto, não está claro se essas interrupções estão relacionadas.

O governo da Austrália informou que as falhas experimentadas por mídia, bancos e empresas de telecomunicações parecem estar ligadas a um problema com a empresa global de segurança cibernética Crowdstrike. Um alerta enviado pela Crowdstrike a seus clientes e analisado pela Reuters indicou que o software Falcon Sensor da empresa estava fazendo com que o Microsoft Windows travasse, exibindo a conhecida “Tela Azul da Morte”.

O alerta, enviado às 2h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira, também forneceu uma solução manual para corrigir o problema. A Crowdstrike ainda não respondeu a emails ou ligações solicitando comentários.

Não há informações que sugiram que a falha seja um incidente de segurança cibernética, afirmou Michelle McGuinness, Coordenadora Nacional de Segurança Cibernética da Austrália, em um post na plataforma X.

Impacto Global

O setor de viagens foi um dos mais atingidos, com aeroportos em todo o mundo, incluindo Tóquio, Amsterdã, Berlim e vários terminais espanhóis, relatando problemas em seus sistemas e atrasos. Companhias aéreas internacionais, como a Ryanair, a maior companhia aérea da Europa em número de passageiros, também alertaram sobre problemas em seus sistemas de reserva e outras falhas.

No Reino Unido, sistemas de reservas usados por médicos estavam fora do ar, conforme relatórios de autoridades médicas no X. A Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, ficou fora do ar, pedindo desculpas por não poder transmitir ao vivo.

Bancos e outras instituições financeiras, desde a Austrália até a Índia e África do Sul, alertaram clientes sobre falhas em seus serviços. O LSEG Group também relatou uma interrupção em sua plataforma de dados e notícias Workspace.

O alcance e a gravidade dessa falha tecnológica sublinham a importância da segurança cibernética e da resiliência tecnológica em um mundo cada vez mais interconectado.

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