Centro de Convenções do Oeste Potiguar: mais um importante passo é dado

Os 23 vereadores de Mossoró atendem pedido da ProTurismo e assinam requerimento para construção de Centro de Convenções do Oeste Potiguar, dia 12 de abril.

A ProTurismo tem buscado o apoio da Câmara Municipal de Mossoró, e mobilizado a classe empresarial e artistica da região, para a construção do Centro de Convenções do Oeste Potiguar nos últimos sessenta dias do corrente ano. Esta importante pauta foi levada ao Presidente da casa legislativa, Vereador Lawrence Amorim, ao presidente da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara, Vereador Genilson Alves, e ao membro da Comissão de Educação, Esporte e Lazer na Câmara, Vereador Lamarque Oliveira.

Em sessão ordinária realizada dia 11 de abril, em posse de ofício e requerimento da ProTurismo, os vereadores Lamarque Oliveira e Genilson Alves abordaram a necessidade de criação de uma comitiva composta por vereadores, empresários, artistas e representantes da ProTurismo para em audiência junto à Governadora do Estado e Assembleia Legislativa, discutir e propor soluções para viabilidade do projeto de construção do Centro de Convenções do Oeste Potiguar, sediado em Mossoró, bem como outras demandas do trade turístico da região.

Já nesta quarta-feira (12/04), na Câmara Municipal de Mossoró, o pedido para melhorias e avanços no turismo mossoroense foi destaque no projeto Tribuna Popular. O Prof. Alexandre Dantas, representante da ProTurismoRN, solicitou apoio dos vereadores e vereadoras para viabilizar a construção do Centro de Convenções do Oeste Potiguar em Mossoró. Em seu discurso, Alexandre Dantas, que também é orientador turístico local e empreendedor do turismo, ressaltou a importância da cidade de Mossoró para o desenvolvimento turístico regional.

A ProTurismoRN, da qual o cidadão representa, é uma aliança de empresas, profissionais, instituições e entidades que trabalham com o turismo direta ou indiretamente. Segundo o Prof. Alexandre Dantas, a cidade de Mossoró, como capital do Oeste Potiguar, possui um grande potencial para o desenvolvimento de ações que possam alavancar a economia local e regional, através da cultura e do turismo, que levam ao município a promoção de maior progresso humano e social.

“Mossoró é considerada a capital do Oeste Potiguar, por sua importância geográfica, econômica, histórica e cultural. Ela também é considerada como a capital da cultura potiguar devido a tudo que essa nossa amada cidade representa, com tantos produtores e fazedores da cultura popular”, frisou.

Ainda em sua fala, o representante da ProTurismo pediu união da Câmara Municipal, classe empresarial e artística, para o envio de uma solicitação requerendo uma maior celeridade na construção do Centro de Convenções do Oeste Potiguar, junto ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa. Segundo Alexandre Dantas, o espaço será adequado para a realização de eventos dos mais variados, que irão promover a cultura e o turismo local, desenvolvendo a economia do município e da região oeste.

“Nossa região tem quase 1 milhão de habitantes, mais de 21 mil km², 5 polos de turismo com 31 cidades turísticas, além de uma economia forte em vários segmentos. Portanto, solicitamos que os vereadores estejam unidos conosco, formando essa frente parlamentar, e também empresarial, para que possamos juntos solicitar às autoridades competentes (públicas e privadas), a construção desse Centro de Convenções”, concluiu o Prof. Alexandre Dantas.

Confira na íntegra a sessão da Câmara Municipal de Mossoró, e o discurso do Prof. Alexandre Dantas, no canal da TV Câmara:

https://youtube.com/live/8o7Xsq00hlE?feature=share

Reunião da ProTurismo com os vereadores Lamarque Oliveira, Genilson Alves e Lucas das Malhas, dia 11/04.

Outras demandas de Mossoró e região

No ofício e requerimento assinado por todos os vereadores de Mossoró, também foram elencados outros projetos que são relevantes para o crescimento econômico e desenvolvimento social e humano da região oeste; e isto, por meio do setor do turismo unido a todos os profissionais, marcas, agentes, equipamentos e empreendimentos que contribuem, direta ou indiretamente, ao trade turístico e/ou deste obtém algum progresso.

No documento entregue e assinado, se destaca que para que se cumpra o objetivo da solicitação do trade, se faz necessário a união de toda a Câmara Municipal de Mossoró para buscar o êxito do requerimento popular como consta em ofício. Logo abaixo segue as sugestões de projetos e ações que trazem crescimento e desenvolvimento pretendidos à região oeste potiguar, segundo levantamento da ProTurismo junto a empresas e entidades parceiras e promotoras do turismo:

  1. Capacitação e reconhecimento dos profissionais que atuam diretamente com o turismo na cidade de Mossoró e região oeste potiguar, tais como Guias, Orientadores Turísticos Locais, Agentes de Informações Turísticas, Condutores e Monitores em Equipamentos Turísticos e/ou Culturais, dentre outras categorias que trabalham com serviços de hospitalidade, gastronomia e lazer;
  2. Dispor unidade ou escritório regional em Mossoró com profissionais da Secretaria Estadual de Turismo e Secretaria Estadual da Cultura, para que juntos prestem assessoria na elaboração de políticas, projetos e ações que beneficiem a estruturação do trade turístico e classe artística de cidades com potencial cultural e turístico, mas que ainda continuam sem auxílio profissional para se desenvolver na região oeste;
  3. Prover recursos federais e estaduais, aportes financeiros público-privados, para promover com maior ênfase os destinos e roteiros turísticos da região oeste potiguar para o Brasil e exterior, bem como criando editais, campanhas e concursos de fomento aos diversos segmentos e nichos do turismo regional e local das 62 cidades que compõem o oeste do RN.
Prof. Alexandre Dantas, na tribuna popular da Câmara de Mossoró (12/04)

Um Sonho, um desafio, uma missão…

Que juntos e unidos todos conquistaremos. Sem dúvida alguma, a construção do Centro de Convenções do Oeste Potiguar, sonho antigo da região, e a concretização de outras demandas relevantes ao crescimento e desenvolvimento não apenas de Mossoró, mas também das mais de 60 cidades que compõem a região oeste, são desafios enormes para todos. De fato e de jure, quem seguir com vontade e determinação no cumprimento desta grandiosa missão carregará sobre seus ombros muitos obstáculos; mas, acima de tudo, levará os louros da vitória e reconhecimento pelo sucesso do empreendimento que durará por gerações, em benefício de todo o RN!

Acesse outra matéria relacionada:

https://portalacontecern.com.br/destaque/uern-e-proturismo-na-promocao-e-defesa-do-turismo-da-regiao-oeste-potiguar/

Contribua com este projeto:

Se você cidadã e cidadão da região Oeste Potiguar (estudante, artista, profissional ou empreendedor do turismo, empresário, comerciante e autoridades civis, políticas, militares e religiosas), se deseja que este sonho e missão se torne realidade, PREENCHA CORRETAMENTE TODAS AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS ABAIXO:

https://forms.gle/EdVg29j63PjZwiNZ9

#TurismoÉprogresso | Siga-me no Instagram @alexandresousadantas

______________________________________

Por Alexandre Dantas
Representante da ProTurismoRN
Orientador Turístico Local
Agente de Informações Turísticas
Consultor em Turismo e Eventos
Redator na Coluna Viajar&Conhecer (Revista Acontece)
Coordenador da Câmara Temática de Comunicação e Marketing da Instância de Governança Regional da Costa Branca (Polo Turístico Costa Branca)

Sair da versão mobile