Search

Desembargadores do Tribunal Federal confirmam liminar e mantêm título de doutorado da reitora da Ufersa

A Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em Recife, confirmou nesta quinta-feira (21) que manteve a decisão de devolver o título de doutora para a reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido, Ludimilla Oliveira. A decisão do colegiado foi unânime.

Segundo o Tribunal, a decisão confirma a liminar concedida pelo desembargador federal Edvaldo Batista da Silva Júnior em agosto de 2023, até que todos os recursos sejam julgados em todas as instâncias.

Em junho de 2023, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte cassou o título de doutora de Ludimilla ao aceitar uma denúncia de plágio feita em 2020, na tese de doutorado da professora.

Sem o título, Ludimilla poderia perder o cargo de reitora, uma vez que o estatuto da universidade só permite doutores no posto mais alto da instituição.

A defesa da reitora disse que recebeu a notícia com muita “naturalidade” e que sempre confirmou na Justiça.

Nas redes sociais, Ludimilla expressou sua gratidão ao tribunal pela decisão, que classificou como justa e imparcial.

LEIA TAMBÉM  ‘Rachadinha’ no gabinete de Janones bancou até clínica de estética, revela PF

“Quero expressar minha imensa gratidão ao tribunal por essa decisão justa e imparcial. Também não posso deixar de agradecer ao Dr. Marcos Lanuce, advogado de Mossoró, que teve uma atuação brilhante neste processo, atuando com muito zelo e empenho”, disse a reitora.

Por fim, Ludimilla acrescentou: “Aos amigos e familiares que estiveram ao meu lado durante toda essa caminhada, me apoiando e dando forças para continuar lutando: vocês também foram fundamentais! Com fé em Deus, a vitória de hoje será mais uma peça fundamental para a nossa reeleição no dia 4 de Abril!”

g1RN