Estadão: Governo Lula é “produto ruim” e “passou da validade”

Jornal avaliou que marketing não é capaz de salvar a "corrosão da popularidade" do presidente

Em texto opinativo publicado nesta segunda-feira (18), o jornal O Estado de São Paulo observou que o governo Lula (PT) tem “minimizado” a “notável corrosão na popularidade” do chefe do Executivo e está “convicto de que os números da popularidade não representam a realidade do governo”. O periódico aponta que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, prefere acreditar que é um mero problema de comunicação com o povo, e analisa que “questão de fé, por definição, não se discute”.

– Segundo a parolagem petista, o atual mandato do demiurgo só tem produzido boas notícias; o problema estaria na percepção popular, ruim porque o governo não conseguiu fazer suas “informações corretas” chegarem às redes. Em outras palavras, a piora não teria se dado em razão dos fatos – diz o texto.

O jornal, contudo, destaca que a equipe de comunicação atua em “última instância” como mediação com os cidadãos, e que não há “estratégia genial o suficiente para consertar o defeito de origem”. Isso é, o fato de que “Lula fala e faz o que quer, como quer e para quem quer”.

– Ao aderir à tese, o ministro reforça a máxima segundo a qual a comunicação é o “mordomo” das crises dos governos, isto é, aquele sobre o qual habitualmente recai a culpa, ainda que seja necessário reconhecer as deficiências da comunicação lulopetista, em que imperam a falta de conhecimento sobre as exigências do ambiente digital, as falhas improvisadas ou bem pensadas do grande líder e a pajelança palaciana, incapaz de achar uma voz crítica que dissuada, divirja, aponte ao presidente as armadilhas das bombas que solta. Ao contrário, não falta quem surja para dobrar a aposta e justificar as lambanças do companheiro-em-chefe, como ocorreu no trágico episódio da comparação do conflito de Israel com o Hamas ao Holocausto – pontua.

O Estadão termina frisando que um bom marketing político, bons canais ou qualquer outra artimanha não serão capazes de substituir o que apenas um “bom produto pode suprir”.

– O governo Lula tem se mostrado um produto que passou do prazo de validade, concebido para as afinidades tribais, não para um país complexo e uma população diversa e com expectativas de mudança real em suas condições de vida (…), o que Lula, ocupado demais consigo mesmo e com seus devaneios, parece desconhecer. O ministro pode não enxergar, mas o culpado pelos problemas de comunicação está no gabinete presidencial, a poucos metros do seu – assinala o periódico.

 

*Pleno News

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