Search

Estudantes destacam iniciativa da Prefeitura em disponibilizar transporte coletivo gratuito

Mossoró contou neste domingo (3) com transporte coletivo gratuito para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A iniciativa da Prefeitura de Mossoró foi enaltecida pelos estudantes que usufruíram da gratuidade. Na edição 2024 do Enem, o município registrou 10.347 candidatos inscritos.

As linhas de ônibus foram organizadas em operação especial. Ao todo, foram disponibilizadas seis linhas para atender melhor aos estudantes, promovendo acesso facilitado e seguro aos locais de prova. Os ônibus saíram dos respectivos pontos de partida às 11h. O retorno aos bairros está programado para as 19h10, após o término.

Ariane Fernandes, moradora do bairro Pousada das Thermas, utilizou a linha Santa Delmira para se deslocar ao Instituto Gurilândia, onde faria a prova do Enem. Ele tem 19 anos e destacou a importância da gratuidade no transporte coletivo para chegar até o local de sua prova.

“Acredito que é muito importante porque a gente tem de se locomover para longe e peguei uma escola bem distante de onde moro. Então aproveitei o transporte coletivo gratuito. É uma economia no nosso bolso”, disse Ariane que prestará pela terceira vez o exame.

LEIA TAMBÉM  Não é o mercado que tem se preocupar com os gastos do governo, é o governo, diz Lula

Laura Letícia e Iran Filho residem no Abolição V e também usaram a linha Santa Delmira para realizarem a prova. Eles realizaram a prova no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Tanto Laura como Iran ficaram felizes em ter a oportunidade de se deslocar para o local de prova no transporte público de forma gratuita.

“A gente fica muito feliz e agradecido pela Prefeitura de disponibilizar o ônibus” falou a estudante que prestará pela 5ª vez o exame. “A iniciativa é maravilhosa. A Prefeitura acertou em cheio, principalmente para a gente que mora no Abolição V e vou fazer a prova no IFRN, que é longe de minha casa. Se não tivesse o ônibus talvez nem conseguisse fazer a prova. Essa iniciativa ajuda muito a gente de baixa renda”, detalhou que fará pela segunda vez o Enem.

Moradora do bairro Abolição IV, Maiara Custódio também foi uma das participantes que utilizou o transporte coletivo gratuito para chegar até o local da prova. “É muito bom porque motiva os estudantes e ajuda para quem não tem condições de se deslocar de um lugar para o local da prova”. Também é a segunda fez que faz a prova do Enem.

LEIA TAMBÉM  Crescimento da ‘classe c’ turbina votos à direita no País

As linhas em operação especial neste primeiro dia de provas do Enem 2024 foram da Odete Rosado via Alto da Pelonha/Vingt Rosado, Nova Vida, Sumaré via Planalto, Bom Jesus via Shopping, Santa Delmira via Abolição V e Nova Mossoró via Santo Antônio. Para ter direito à gratuidade, os estudantes devem apresentar o Cartão de Inscrição do Enem juntamente com um documento oficial com foto.

A gratuidade no transporte público também valerá para o próximo domingo (10), segundo dia de realização das provas. No primeiro dia do Enem, além da redação, foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo domingo, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento.

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

LEIA TAMBÉM  Primeiro dia da Festa do Bode terá apresentação de Zé Lezin e show do Forró dos 3

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.