Mossoró contou neste domingo (3) com transporte coletivo gratuito para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A iniciativa da Prefeitura de Mossoró foi enaltecida pelos estudantes que usufruíram da gratuidade. Na edição 2024 do Enem, o município registrou 10.347 candidatos inscritos.
As linhas de ônibus foram organizadas em operação especial. Ao todo, foram disponibilizadas seis linhas para atender melhor aos estudantes, promovendo acesso facilitado e seguro aos locais de prova. Os ônibus saíram dos respectivos pontos de partida às 11h. O retorno aos bairros está programado para as 19h10, após o término.
Ariane Fernandes, moradora do bairro Pousada das Thermas, utilizou a linha Santa Delmira para se deslocar ao Instituto Gurilândia, onde faria a prova do Enem. Ele tem 19 anos e destacou a importância da gratuidade no transporte coletivo para chegar até o local de sua prova.
“Acredito que é muito importante porque a gente tem de se locomover para longe e peguei uma escola bem distante de onde moro. Então aproveitei o transporte coletivo gratuito. É uma economia no nosso bolso”, disse Ariane que prestará pela terceira vez o exame.
Laura Letícia e Iran Filho residem no Abolição V e também usaram a linha Santa Delmira para realizarem a prova. Eles realizaram a prova no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Tanto Laura como Iran ficaram felizes em ter a oportunidade de se deslocar para o local de prova no transporte público de forma gratuita.
“A gente fica muito feliz e agradecido pela Prefeitura de disponibilizar o ônibus” falou a estudante que prestará pela 5ª vez o exame. “A iniciativa é maravilhosa. A Prefeitura acertou em cheio, principalmente para a gente que mora no Abolição V e vou fazer a prova no IFRN, que é longe de minha casa. Se não tivesse o ônibus talvez nem conseguisse fazer a prova. Essa iniciativa ajuda muito a gente de baixa renda”, detalhou que fará pela segunda vez o Enem.
Moradora do bairro Abolição IV, Maiara Custódio também foi uma das participantes que utilizou o transporte coletivo gratuito para chegar até o local da prova. “É muito bom porque motiva os estudantes e ajuda para quem não tem condições de se deslocar de um lugar para o local da prova”. Também é a segunda fez que faz a prova do Enem.
As linhas em operação especial neste primeiro dia de provas do Enem 2024 foram da Odete Rosado via Alto da Pelonha/Vingt Rosado, Nova Vida, Sumaré via Planalto, Bom Jesus via Shopping, Santa Delmira via Abolição V e Nova Mossoró via Santo Antônio. Para ter direito à gratuidade, os estudantes devem apresentar o Cartão de Inscrição do Enem juntamente com um documento oficial com foto.
A gratuidade no transporte público também valerá para o próximo domingo (10), segundo dia de realização das provas. No primeiro dia do Enem, além da redação, foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo domingo, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento.
ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.