As férias escolares chegaram e muitos pais e responsáveis estão preocupados em como ocupar os filhos sem deixá-los em contato direto com as telas.
Para auxiliar os pais nesse desafio, o educador Mauro Maciel, professor do curso de Pedagogia da Universidade Potiguar, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, listou algumas sugestões de brincadeiras que podem ser feitas ao ar livre e também dentro de casa.
Jogo da Memória Sonoro
Segundo Mauro, o jogo da memória traz diversos benefícios à criança. “O jogo da memória serve como treinamento da memorização e da velocidade de raciocínio, concentração, percepção e socialização. Para tornar a coisa ainda mais divertida e diferente do que o pequeno já conhece, uma boa ideia é tornar o jogo da memória sonoro”, diz.
Maciel orienta sobre como funciona a brincadeira. “O adulto preenche parcialmente pares de garrafas pet com os mesmos objetos, como pedrinhas, feijões, milho, areia, botões, arroz, água e lantejoulas. As garrafas precisam estar pintadas, para que não seja possível olhar o que está dentro. De resto, os processos são os mesmos do jogo normal, só que em vez de o participante procurar uma imagem igual à que ele tirou, ele busca por uma garrafa com o mesmo som da que ele mexeu”, explica.
Confecção e corrida de barcos de papel
Esta é mais uma dica para essas férias. A ideia é que as crianças confeccionem barquinhos de papel e depois disputem uma corrida com eles. Pode ser utilizado uma piscina ou até mesmo uma bacia grande que tenha em casa. “Essa prática melhora a destreza manual, desenvolve a coordenação motora fina, estimula a concentração e reduz o estresse”, diz o docente.
Corrida de Saco
Segundo ele, a brincadeira da corrida de saco traz todos os benefícios das atividades ao ar livre e também ajuda a desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora e a socialização. Essa atividade pode ser realizada reunindo as crianças da vizinhança.
“Na atividade, cada criança recebe um saco grande de juta no qual ela precisa caber em pé. Todos os participantes se posicionam atrás de uma linha de partida. Quando é dada a largada, eles devem percorrer o percurso pulando até a linha de chegada. Quem cair está eliminado”, afirma o especialista da UnP.
Brincadeira de completar a música
Práticas musicais colaboram para o desenvolvimento da linguagem e do raciocínio, para a melhora da concentração e da atenção e fortalecem a memória.
“Nessa brincadeira é escolhido um adulto para cantar uma música e as crianças têm que prestar atenção na letra, tentar identificá-la e dar continuidade. A criança que conseguir completar a música ganha pontos. Ao final, o que mais tiver pontos será o vencedor. É importante aqui pensar em músicas que as crianças consigam identificar”, conta Mauro Maciel.
Sobre a Universidade Potiguar – UnP
Com 43 anos de inovação e tradição, a UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte a integrar o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A universidade possui milhares de alunos entre os campi em Natal, Mossoró e Caicó, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, Mestrados e Doutorados. Também contribui para democratização do ensino superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Rio Grande do Norte. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, sempre pautada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Além disso, os alunos de Medicina da UnP contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica. Para mais informações: www.unp.br.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 386 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do instituto Ânima.
Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas do mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO