Foto: Reprodução/YouTube
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) denunciou ao Conselho de Ética do Senado, nesta segunda-feira (6), o líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pelo episódio ocorrido na semana passada em que este tomou o celular de um youtuber.
Esse mesmo youtuber chamou o então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), de “tchutchuca do centrão”, em agosto do ano passado.
Em última instância, a penalidade mais grave pode ser a recomendação da cassação do mandato. O Conselho de Ética do Senado, porém, não se reúne desde o final de 2019, antes do início da pandemia de Covid-19.
Na última quinta (2), Randolfe tomou o celular da mão do youtuber Wilker Leão durante um desentendimento entre os dois em frente aos elevadores do anexo 1 do Senado.
No documento protocolado, Flávio pede que a Mesa declare a conduta de Randolfe “incompatível com o decoro parlamentar e com a compostura pessoal”.
“Conforme é possível verificar do teor vídeo, o denunciado, com o propósito de coibir violentamente a liberdade de expressão de pessoa que o questionava sobre sua atuação parlamentar, empregou tamanha violência- a ponto de o ofendido não possuir mais meios de oferecer resistência física – para então se assenhorar de forma ilegítima de seu aparelho smartphone”, escreve.
CNN Brasil