Search

Indicado para Petrobras, Jean Paul tem 4 empresas no setor

Foto: Alessandro Dantas

O indicado à presidência da Petrobras pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Jean Paul Prates, tem 4 empresas na área de óleo e gás e petróleo. Essa situação é incompatível para quem vai assumir a presidência da empresa de acordo com a Lei das Estatais. Prates nega que haja conflito de interesse.

Essas são as companhias de Jean Paul Prates que aparecem ativas na Receita Federal:

– Carcará Petróleo – a exploração de petróleo aparece como atividade principal da empresa na Receita;

– Singleton Participações Imobiliárias – é registrada na Receita como consultoria. É sócia da Carcará Petróleo e das outras duas consultorias abaixo;

– Expetro – consultoria especializada na área de petróleo e gás natural. Jean Paul participa da empresa via Singleton;

– Bioconsultants – consultoria especializada em recursos naturais e meio ambiente.

Há também uma 5ª empresa, a Prates & Associados Advogados, que atua na área de advocacia e direito.

A Lei das Estatais veda a indicação de “pessoa que tenha ou possa ter qualquer forma de conflito de interesse” para estar na diretoria da companhia. Jean Paul Prates tem empresa que atua no mesmo ramo e outras que podem prestar serviços a concorrentes da Petrobras.

LEIA TAMBÉM  Portal da Câmara obtém nota máxima em transparência

De acordo com apuração do site Poder360, Jean Paul Prates precisará vender sua participação nas empresas para obter o aval da governança da Petrobras, na etapa de elaboração do parecer pelo Comitê de Elegibilidade.

Jean Paul Prates confirmou que é sócio da Carcará Petróleo e da Singleton. Disse que deixará a Carcará. Sobre a Singleton, ainda não informou nada.

O senador disse que as empresas não têm “nenhum serviço ou conexão com a Petrobras”. O Poder360 confirmou que todas as empresas do senador não constam na base de contratos da Petrobras. Mas segue incerto o nome dos clientes desses empreendimentos e se são concorrentes da estatal.

Com informações de Poder 360