Militares prestam depoimento à PF nesta quarta; chefe do Batalhão da Guarda Presidencial também será ouvido

A ideia é acelerar a finalização do inquérito.

A Polícia Federal (PF) em Brasília fará uma força-tarefa nesta quarta-feira (11) para ouvir cerca de 80 militares do Exército sobre os atos criminosos do dia 8 de janeiro contra as sedes dos Três Poderes.

Os depoimentos serão realizados na Academia Nacional da PF e terão início no começo da manhã, devendo durar todo o dia.

O local, que fica a 20 quilômetros da Esplanada dos Ministérios, foi escolhido por ser espaçoso, para que assim seja possível ouvir todos os militares do Exército e da Guarda Presidencial em único dia.

Normalmente, os depoimentos prestados para a Polícia Federal em Brasília ocorrem na sede da entidade, na região central da capital do país.

Segundo fontes a par das investigações ouvidas pela CNN, a PF convocou diversos servidores, inclusive os que estariam de folga, para colher todos os depoimentos. A ideia é acelerar a finalização do inquérito.

Entres os militares que serão ouvidos nesta quarta estão o general Gustavo Dutra, que chefiava o Comando Militar do Planalto, e o coronel Jorge Fernandes da Hora, que comandava o Batalhão da Guarda Presidencial.

A unidade era responsável pela segurança do Palácio do Planalto, por isso, segundo fontes da corporação, a Polícia Federal quer saber se esses militares colaboraram para que a sede do governo fosse invadida, como também se dificultou a retirada dos criminosos do local.

CNN Brasil

Sair da versão mobile