Search

Mossoró recebe seminário sobre empreendedorismo rural

Nesta semana, Mossoró recebeu o “Empretec Rural”, maior seminário sobre empreendedorismo do mundo na área do agronegócio. Ele é destinado a produtores rurais e profissionais da área, tais como agrônomos, veterinários, agentes públicos que atuam no setor, além de proprietários de lojas agropecuárias. O evento acontece até este sábado (30), no Hotel Thermas.

Esta é a terceira turma formada no município. A realização do seminário é resultado de parceria entre a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae RN), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) no Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) no RN.

O seminário tem como objetivo identificar o potencial empreendedor dos participantes, desenvolver suas características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócio. Ao todo, 22 empreendedores e potenciais empreendedores estão participando da capacitação.

“Dentro do ‘Mossoró Rural’, fizemos mais uma ação, dessa vez, voltada para questão de empreendedorismo, liderança rural e sucessão. Formamos uma turma e fizemos a indicação de 16 produtores e produtoras rurais dos mais variados segmentos. Temos produtores de bovino, avicultura, fruticultura, hortaliças, além de produtores individuais e pertencentes a cooperativas e associações rurais”, destacou Faviano Moreira, titular da Secretaria de Agricultura do município.

LEIA TAMBÉM  Nível de atividade econômica no 3º trimestre preocupa, diz Ministro da Fazenda

Hermínio Brito, facilitador do “Empretec Rural”, explicou a dinâmica do seminário para os participantes. “Essa é a terceira turma que é realizada em Mossoró e estamos aqui com 22 empreendedores e potenciais empreendedores. Essa ação engrandece muito a cadeia produtiva do agronegócio na região. Aqui é trabalhada uma metodologia, criada pelas Nações Unidas, de forma muito prática que destaca as 10 características que leva um empreendedor a ter sucesso no negócio”.

Entre os 22 participantes do seminário de empreendedorismo rural está Kerginaldo Torquato, residente na comunidade de São Romão, zona rural de Mossoró. Ele ressaltou a importância de participar da capacitação e melhorar o resultado de seu empreendimento.

“Para mim é uma grande importância me aperfeiçoar como empreendedor. Estou começando a ver o motivo por qual errei muitas vezes e vejo que está sendo uma grande oportunidade de eu começar a corrigir essas falhas e realmente alavancar como empreendedor. Espero colocar em prática o que estou vendo no seminário. Ele (seminário) superou todas as minhas expectativas”, contou.

LEIA TAMBÉM  Prefeitura de Mossoró avança com obras de recuperação asfáltica

O “Empretec Rural” é idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e implementada no Brasil exclusivamente pelo Sebrae.