O escândalo do Mensalão

O escândalo estourou em 6 de junho de 2005, quando o deputado Roberto Jefferson disse ao jornal Folha de S. Paulo que o Partido dos Trabalhadores pagou a vários deputados 30 mil reais por mês para votarem na legislação favorecida pelo partido na Câmara dos Deputados do Brasil.

O maior escândalo de corrupção do Brasil, conhecido como mensalão, estourou no início dos anos 2000. Mesmo após quase duas décadas, o esquema articulado pelo PT se mantém presente na memória dos brasileiros. Ou de pelo menos uma parte deles.

Segundo o site  do TSE, o Brasil conta com 156 milhões de eleitores, dos quais 21 milhões têm idade entre 16 a 24 anos. Ou seja, 13% do eleitorado brasileiro, tinha menos de 8 anos ou nem era nascido quando o Mensalão veio à tona.

O percentual pode até parecer uma ironia, mas também é um alerta! Será que os eleitores mais jovens sabem o que realmente foi o mensalão e seu impacto para o Brasil?

O escândalo do Mensalão

O escândalo estourou em 6 de junho de 2005, quando o deputado Roberto Jefferson disse ao jornal Folha de S. Paulo que o Partido dos Trabalhadores pagou a vários deputados 30 mil reais por mês para votarem na legislação favorecida pelo partido na Câmara dos Deputados do Brasil.

O esquema do Mensalão foi, até então, o maior esquema de corrupção da história do Brasil. O PT estava diretamente envolvido. Estima-se que 3 milhões de reais eram retirados das estatais brasileiras mensalmente para pagar propinas aos parlamentares. O objetivo era garantir a aprovação das medidas do governo Lula.

O escândalo consistiu nos repasses de fundos de empresas, que faziam doações ao Partido dos Trabalhadores para conquistar o apoio de políticos. O esquema de corrupção começou em 2002 e só em 2005 foi descoberto, por meio de uma gravação secreta.

Os detalhes do Mensalão:

  • o esquema envolvia os Correios, o PTB, o PT e o PMDB
  • Delúbio Soares, então tesoureiro do PT, era responsável por entregar 30.000 de mesada para congressistas que apoiassem o governo Lula;
  • José Dirceu, Ministro da Casa Civil à época, foi acusado de ser o mentor por trás do esquema;
  • Marcos Valério, então publicitário do PT, foi acusado de ser o responsável pela entrega do dinheiro.

Enquanto Dirceu foi acusado de chefiar a organização do esquema de propina, José Adalberto da Silva virou manchete nacional ao ser encontrado com milhares de dólares na cueca, em uma passagem pelo Aeroporto de Congonhas.

Ele era assessor do deputado petista e foi encontrado com 100 mil dólares na cueca, além de 200 mil reais em uma maleta.

Dirceu assumiu a culpa e livrou o presidente Lula das acusações de envolvimento no esquema.

Os principais escândalos de corrupção envolvendo Lula e o Partido dos Trabalhadores

O Mensalão pode até ter sido o maior esquema de corrupção do Brasil, mas não foi o único.O Partido dos Trabalhadores e Lula também protagonizaram:

  • A CPI dos Bingos
  • A Máfia dos Sanguessugas
  • A Operação Lava-Jato
  • O escândalo do Petrolão

Os 14 anos de Governo do PT foram recheados de escândalos de corrupção e desvio de dinheiro. Nem todos os eleitores viveram essa era e, por isso, é tão necessário relembrar o tipo de Governo que Lula tem a oferecer.

Fonte: Brasil Paralelo

Sair da versão mobile