A jornalista e repórter do canal TCM 10 HD da TCM Telecom, Emanuela de Sousa lançou seu primeiro livro intitulado “Sinal Fechado” em dezembro de 2019. O livro-reportagem é sobre pessoas em situação de rua, e foi lançado pela Editora Sarau. Na publicação, a jornalista conta a história de moradores de rua de Mossoró através de 30 reportagens escritas com o zelo de quem tem empatia pelo ser humano. Por meio do jornalismo literário, Emanuela expõe as dores, pensamentos e desafios de quem vive à margem da sociedade. Em “Sinal Fechado”, a autora questiona quando foi a última vez que você parou e olhou nos olhos de uma dessas pessoas? “O sinal pode estar fechado, mas podemos abrir caminhos”, analisa a escritora.
Confira o release completo:
Emanuela Patrícia de Sousa é Radialista e Jornalista, formada pela Uern, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Potiguar, nascida em 1981, começou a trabalhar em rádio aos 16 anos de idade. Em agosto de 2009 teve o primeiro contato com a TV. Em abril de 2014, a problemática sobre pessoas em situação de rua já era uma das principais pautas para a repórter que sempre acreditou no jornalismo como um pilar capaz de compor uma sociedade mais democrática. Naquele ano, Emanuela levou ao ar, pelo canal TCM TELECOM, Excluídos, uma série com cinco reportagens sobre a população de rua em Mossoró. A partir daí decidiu mergulhar no tema.
Para concluir o curso de jornalismo, em 2019, Emanuela escreveu um livro-reportagem sobre pessoas vivendo em condições de rua. Assim nasceu Sinal Fechado. A obra é uma publicação da Editora Sarau das letras. Sinal Fechado é um livro capaz de despertar a sensibilidade do leitor em relação à temática abordada. A autora conta a história da população de rua em Mossoró, com destaque para 30 reportagens escritas com o cuidado de quem trata da vida humana. Fazendo uso do jornalismo literário, a jornalista retrata as dores, pensamentos e desafios de quem vive às margens do abandono.
Quando foi a última vez que você parou e olhou nos olhos de uma dessas pessoas com quem já deve ter cruzado o caminho? O que você pretende fazer para ajudar a transformar essa realidade? Estes são alguns dos questionamentos que a escritora aborda em sua obra. É tempo de avançar o sinal para este tema tão importante.
O livro-reportagem pode ser encontrado nas principais livrarias de Mossoró, ou mesmo, em contato com a autora, através do @emanueladesousa. A capa de Sinal Fechado é de autoria do fotógrafo Claudio Junior, que também apresenta um olhar humano e acolhedor voltado à população de rua.
Siga-me no Instagram @alexandresousadantas
https://instagram.com/alexandresousadantas
______________________________________
Por Alexandre Dantas
Representante da ProTurismoRN
Orientador Turístico Local
Agente de Informações Turísticas
Consultor em Turismo e Eventos
Redator na Coluna Viajar&Conhecer (Revista Acontece)
Coordenador da Câmara Temática de Comunicação e Marketing da Instância de Governança Regional da Costa Branca (Polo Turístico Costa Branca)