Pesquisador mossoroense apresenta a autoridades norte-americanas estudo sobre varíola dos macacos

Estudo científico será apresentado em formato de palestra para entidades de saúde em Washington (EUA)

O pesquisador mossoroense Nilson Nogueira Mendes Neto, de 30 anos, será um dos representantes brasileiros a palestrar no congresso anual da Sociedade Americana de Doenças Infecciosas (Infectious Diseases Society of America), Sociedade Americana de Saúde Pública e Sociedade Americana de Epidemiologia, nesta quarta-feira (19), em Washington (EUA).

A novidade veio através da aceitação do seu estudo relacionado ao vírus monkeypox, a ser apresentado de forma oral para especialistas de entidades de saúde norte-americanos.

“É neste congresso onde são apresentados os estudos científicos para as agências de saúde do governo americano como Centros de Controlo e Prevenção da Doença norte-americanos e Institutos Nacionais de Saúde. Decisões importantes em como prevenir doenças, lockdown, uso de máscaras, vacinas, novos tratamentos, entre outros assuntos importantes para a ciência e sociedade civil”, ressalta o cientista.

Com os co-autores Doutor Marcelo Zacarkim e a médica pesquisadora Jessika Maia, Nilson busca entender como a varíola dos macacos pode se espalhar na sociedade através de uma simulação populacional realística utilizando inteligência artificial.

“Quantas pessoas podem ser infectadas pelo vírus da varíola dos macacos, quando ele irá atingir o pico e quando a doença tende a diminuir a incidência são alguns de nossos objetivos. Estou muito feliz e grato por mais essa conquista. Viva a ciência”, explica.

Jovem cientista

Nilson Nogueira Mendes Neto graduou-se em Medicina pela Universidade Potiguar (UnP) e, nos últimos seis anos, desenvolveu pesquisas importantes sobre arboviroses no noroeste do Brasil, incluindo a Síndrome Congênita do Zika (SCZ) e suas complicações neurológicas. Além disso, o jovem cientista tem trabalhado em novos tratamentos (Estimulação Magnética Transcraniana) para doenças como fibromialgia e dor de cabeça.

Pela importância de suas pesquisas, foi premiado pela Infectious Diseases Society of America (IDSA), como o International Investigator Award de 2018. Atualmente, o potiguar cursa mestrado em Ciências Médicas em Investigação Clínica na Harvard Medical School, nos Estados Unidos.

Sobre a Universidade Potiguar – UnP

A UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte. Com 40 anos de atividades, possui milhares de alunos entre os campi em Natal e Mossoró, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e educação a distância, com polos em diversas cidades do país, além de cursos técnicos. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, consubstanciada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade.  Para mais informações: www.unp.br.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 394 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 570 polos educacionais por todo o Brasil, integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do instituto Ânima.

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Sair da versão mobile