Mais uma unidade da Rede Municipal de Ensino de Mossoró está com salas de aula 100% climatizadas. A instalação das novas centrais de ar na Escola Francisco de Assis Batista, localizada no bairro Alto da Conceição, foi concluída nos últimos dias, beneficiando mais de 200 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os investimentos da Prefeitura fazem parte do programa “Mossoró Cidade Educação”.
Professora da unidade há nove anos, Márcia Rejane comemora o novo momento vivenciado na escola. “A climatização só favorece a aprendizagem da criança. Até para nós, professores, melhora também a nossa forma de contribuir para a formação dos alunos. Antes, as crianças chegavam e ficavam em uma sala com bastante calor, porque só tínhamos um ventilador, e hoje está bem mais favorável, em todos os sentidos”, comentou.
Neide Gomes é professora da Rede Municipal de Mossoró há mais de 30 anos e revela que nunca tinha presenciado tantos avanços como os efetivados agora. “São 33 anos e confesso: nunca tinha visto algo desse tipo, tudo novo na escola, central de ar, fogão, geladeira, todas as carteiras para os alunos, chega a ficar emocionada. Nós, professores, merecemos, e os alunos merecem muito mais, porque são o futuro da nação”, disse.
A Escola Municipal Francisco de Assis Batista também já havia passado por serviços de manutenção, que incluíram a construção de rampas de acessibilidade e adaptação das que já existiam, bem como uma ampla reforma dos banheiros para solucionar antigos problemas.
O processo de climatização das unidades da Rede Municipal de Mossoró já contemplou, este ano, as UEIs Neusa Xavier Linhares, no conjunto Nova Mossoró, Maria Dolores Fernandes (Bom Jesus), Maria da Conceição Vidal (Liberdade I), Mário Negócio (Santo Antônio) e Maria Júlia Uchôa (Pintos), além das escolas Vereador José Bernardo (Passagem de Pedra) e Francisco França (Córrego Mossoró), entre outras.
Todas as 95 escolas e UEIs da Rede Municipal de Ensino serão climatizadas, como prevê o programa “Mossoró Cidade Educação”. As melhorias alcançam, por exemplo, as unidades que passam por serviços de manutenção atualmente (escolas Cornélio Barbalho de Carvalho, na comunidade Riacho Grande; Senador Duarte Filho, no conjunto Walfredo Gurgel e Celina Guimarães Viana, Barrocas).