A Prefeitura de Mossoró deu sequência, no último sábado (13), ao Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA), edição 2023. As atividades foram realizadas contemplando turmas de 2º, 3º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, com focos específicos. Para os alunos do 5º e 9º ano, o PRA tem como objetivo preparar esses discentes para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Já em relação aos estudantes do 2º e 3º ano, o programa busca a alfabetização na idade certa.
O PRA 2023 foi iniciado no dia 6 de maio, com formação voltada aos professores. Agora, as atividades começam a ser aplicadas envolvendo os estudantes, como explica a secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar.
“Dando sequência ao nosso Programa de Recomposição das Aprendizagens, realizamos, com sucesso, o nosso primeiro encontro de 2023 com os alunos da Rede Municipal de Ensino. Este ano, estamos inovando dentro do PRA, focando as turmas que irão se submeter ao Saeb e também direcionando atenção especial para a alfabetização na idade certa, tudo isso com planejamento, ação e na busca por resultados concretos, objetivando a elevação nos índices da educação e a melhoria constante na qualidade do ensino ofertado em nossa Rede”, afirmou.
O coordenador de Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SME), Alexandre Andrade, reforça a importância do PRA direcionar suas ações para o Saeb. “As avaliações são um importante instrumento para verificação da qualidade do ensino ofertado pelas instituições educacionais. O ‘PRA de Olho no Saeb’ é uma estratégia coordenada pela SME para garantir um aprendizado significativo na oferta do serviço de educação das nossas unidades de ensino”, disse.
De acordo com Hélio Oliveira, gerente executivo de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME, o Programa de Recomposição das Aprendizagens 2023 foi estruturado de forma a identificar as principais dificuldades dos alunos em relação às matrizes e escalas do Saeb e elaborar estratégias específicas para superar essas dificuldades. Além disso, o PRA oferece recursos e materiais didáticos adequados, bem como capacitação para os professores.
“Com o ‘PRA de Olho no Saeb, estruturado e articulado às matrizes e escalas do Saeb’, a SME objetiva que os alunos alcancem melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, além de aperfeiçoar a qualidade do ensino e preparar os alunos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, frisou Hélio Oliveira.
As atividades do programa serão realizadas sempre aos sábados ou no contraturno, dentro do planejamento estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação. “Este ano, o Programa de Recomposição das Aprendizagens trabalha o ‘PRA de Olho no Saeb’, com foco no desenvolvimento das habilidades de Língua Portuguesa e Matemática para alunos de 5° e 9° anos que participarão da avaliação do Saeb, e o ‘PRA ALFA’, com foco na alfabetização e letramento de alunos de 2° e 3° anos do Ensino Fundamental”, pontuou Gilneide Lobo, diretora administrativa de Planejamento e Gestão Educacional, acrescentando:
“Importante frisar que, antes das atividades com os alunos, desenvolvemos também um trabalho formativo com os professores, supervisores e gestores, trabalho esse já iniciado desde a Jornada Pedagógica e dentro da temática integradora de toda ação educativa de 2023, que é planejamento, ação e resultados”, concluiu Gilneide.