Search

Prefeitura de Mossoró segue com mutirão de cirurgias ginecológicas e gerais

Semanalmente, a Prefeitura, em parceria com a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância de Mossoró (APAMIM), realiza mutirão de cirurgias ginecológicas e gerais. Os procedimentos são realizados no Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC).

Nesta semana, as cirurgias foram realizadas na última quarta-feira (20) e nesta sexta-feira (22). Titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Morgana Dantas avalia positivamente a iniciativa do Município. Morgana destaca que em nenhum momento as cirurgias estiveram paradas e seguem acontecendo no município para atender a demanda.

“Mossoró segue avançando nas cirurgias gerais e ginecológicas que acontecem na Maternidade Almeida Castro. Nós estamos semanalmente fazendo mutirões, sendo um dia ginecológico e o outro geral. É importante que a pessoa que precise de um procedimento cirúrgico procure uma Unidade Básica de Saúde onde terá seu encaminhamento, passará pelo cirurgião para que a partir daí realize seu exame e possa fazer o procedimento cirúrgico”.

Diretora-geral da APAMIM, Larizza Queiroz ressalta a importância da parceria entre o Município e a associação para a realização do mutirão. “É uma satisfação enorme a gente mostrar à população essa parceria que vem acontecendo há mais de ano, onde conseguimos entregar cirurgias eletivas que estavam há muito tempo esperando para serem realizadas e que nos últimos meses vem ocorrendo de forma contínua”.

LEIA TAMBÉM  Quem ganha até R$ 2.640 será isento de IR já neste ano, diz Receita

O ginecologista e obstetra Manoel Nobre salientou o trabalho realizado pelo Município e Apamim na realização dos procedimentos cirúrgicos. “É mais uma ação da Prefeitura vendo a necessidade dessas pacientes que estão necessitadas por essas cirurgias ginecológicas. Nesta parceria e iniciativa quem é beneficiada é a população por essa ação da Secretaria Municipal de Saúde”.

Verônica Silva foi uma das pacientes que estiveram nesta manhã na Almeida Castro para realizar a cirurgia ginecológica. Ela é natural de Ceará-Mirim-RN e comemorou a possibilidade de fazer o procedimento cirúrgico em Mossoró-RN após espera de meses.

“Hoje, Graças a Deus, consegui realizar a cirurgia que eu espero há quatro anos. Ontem (quinta-feira) recebi a ligação pedindo para hoje (sexta-feira) eu estar aqui (Almeida Castro) para o internamento. Essa minha cirurgia era para ser na Januário (Cicco), em Natal-RN, mas infelizmente não conseguiram marcar. Hoje eu agradeço a Deus por ter conseguido”.

Tereza Cristina também é uma das pacientes que realizará o procedimento cirúrgico nesta sexta-feira na Maternidade Almeida Castro. “Através da regulação consegui marcar e hoje estou realizando a cirurgia muito feliz. Agradeço muito essa atitude do Município colocando as pessoas para fazerem sua cirurgia”.

LEIA TAMBÉM  Câmara realiza primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Selma Dantas é mãe da paciente Maria Rafaela que também passou por procedimento cirúrgico. “É uma alegria muito grande. Fazia algum tempo que ela esperava e agora foi chamada para realizar esse procedimento cirúrgico que, com a graça de Deus, vai ser um sucesso. Agradeço a todos pelo mutirão. Estamos muito contentes por ela ter conseguido”.