Prefeitura fortalece o debate com instituições sobre revitalização do Rio Mossoró

A reunião contou com a participação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e equipe técnica da gestão municipal.

A Prefeitura de Mossoró realizou na tarde dessa quarta-feira (31), reunião para discutir plano de ações para recuperação do Rio Apodi/Mossoró, e tem adotado medidas para fortalecer o debate em relação à revitalização, por meio do envolvimento de instituições e a população em geral. A reunião contou com a participação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e equipe técnica da gestão municipal. O objetivo é encontrar soluções efetivas para melhorar as condições do rio, visando sua preservação e uso sustentável.

Com o apoio dessas instituições, tais como organizações ambientais e órgãos governamentais, é possível promover a discussão de maneira mais ampla e abrangente, considerando diferentes perspectivas e necessidades, destaca Almir Mariano, titular da Secretaria Municipal de Programas e Projetos Estratégicos.

“Nós reunimos toda a equipe técnica da Prefeitura com instituições de ensino de Mossoró para poder montar uma comissão e a partir dela construir um plano de trabalho efetivo e eficiente para realmente a gente conseguir trazer ações para a revitalização do nosso rio no tempo mais rápido possível”, declarou o secretário Almir Mariano.

Essa mobilização visa engajar a população e conscientizar sobre a importância desse recurso hídrico para a cidade, incentivando a participação ativa de todos na busca por soluções viáveis.

“É um projeto que merece toda atenção, não é de curto prazo nem de médio, é um projeto que tem ações diárias, por exemplo, a recuperação, a retirada dessa vegetação que se acumula devido à poluição. Ações mais demoradas que vão mostrar a continuidade e trazer também a atenção contínua da população ao nosso rio. Essas são as ações que a gente prevê para as próximas etapas, construir esse cenário de fases. De etapas a serem vencidas”, pontuou Jean Leite, professor do IFRN.

É muito importante a parceria entre a Prefeitura e a comunidade acadêmica que está sempre pesquisando, sempre produzindo conhecimento, ser recebida pelo poder público, avaliou Rodrigo Guimarães, professor do departamento de Gestão Ambiental da UERN.

“É um excelente caminho essa união de forças, da Prefeitura e universidades, para achar as melhores soluções com pesquisa científica, com capacidade de intervenção mais efetiva nos problemas relacionados ao Rio Apodi/Mossoró, ao planejamento urbano, a criação de novas áreas verdes para a cidade. Enfim, esse momento foi superespecial e que daqui pra frente a gente consiga avançar nessas discussões, nessas parcerias para produzir realmente algo valioso para a cidade”, disse.

Para Welka Prestes, professora do departamento de Gestão Ambiental da UERN, “O principal desafio é a educação ambiental, creio eu, porque o prefeito está muito empenhado e acredito que a gente vai conseguir realmente fazer todo o processo de revitalização para poder conseguir manter o nosso rio saudável”, expôs.

Estiveram presente no Salão dos Grandes Atos, no Palácio da Resistência, o prefeito Allyson Bezerra; os servidores e equipes técnicas para tratar o assunto, sendo eles, Miguel Rogério (Sec. de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos); Rodrigo Lima (Sec. de Infraestrutura); Almir Mariano (Sec. de Programas e Projetos Estratégicos); Thiago Marques (Sec. de Governo); Renata Albuquerque (Diretora Executiva de Gestão e Governança Pública) representantes da Uern, Welka Prestes e Rodrigo Guimarães e do IFRN, Jean Leite.

Dessa forma, a Prefeitura estabelecerá parcerias e promoverá ações conjuntas, com o intuito de desenvolver projetos de revitalização que atendam às demandas locais e contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.

 

Sair da versão mobile