A Prefeitura de Mossoró iniciou nesta quarta-feira (20) execução da segunda etapa da obra de esgotamento sanitário da bacia 1 na avenida Alberto Maranhão, bairro Barrocas. Os bairros contemplados são: Santo Antônio; Abolição; Santa Delmira e Nova Betânia. A execução dessa obra contribui para a redução das doenças de veiculação hídricas e para o aumento da expectativa e qualidade de vida da população.
“Chegamos aqui nessa importante obra do programa ‘Mossoró Realiza’, que depois de realizada a população não consegue ver diretamente a obra na rua. Porém, o seu benefício é eterno. A população consegue sentir o benefício de ter ali as ligações de esgoto, diretamente para uma rede coletora, para a gente não ter esgoto a céu aberto, para a gente ter realmente uma melhoria significativa de saúde pública, então o saneamento é uma obra também de saúde, e a gente chega aqui dentro de um contrato. Só para ter uma ideia do investimento, são quase 15 milhões de reais investidos. Parceria do Governo Federal com a Prefeitura Municipal de Mossoró”, declarou o prefeito Allyson Bezerra.
O saneamento básico é de suma importância, possibilitando o progresso aos espaços urbanos. Sendo fundamental para o desenvolvimento social gera emprego, bem como melhorando desta forma as condições de vida da população como um todo e contribui diretamente para o crescimento vertical da cidade.
“São mais de 3.100 metros de rede coletora, são 5.000 caixas coletoras que nós vamos construir em residência, ou seja, daquela caixa o cidadão vai colocar ali a sua ligação de esgoto e depois nós vamos ter as ligações diretamente para a rede coletora Nós estamos garantindo também aqui pra 385 pessoas que não tenham a condição de fazer o custeio. Nós estamos garantindo aqui a ligação intradomiciliar da casa do cidadão até a caixa que vai possibilitar chegar o esgoto até a rede coletora”, concluiu o gestor municipal.
“Eu tinha 17 anos quando vim pra essa rua aqui. Até agora, graças a Deus, estou aqui, mas estou muito feliz por isso aí que vai passar (saneamento básico). Estou feliz por isso, eu agradeço muito ao prefeito”, agradeceu a aposentada Maria da Costa Gomes.
A funcionária pública Zuleide Filgueira dos Santos mora há 28 anos no bairro Barrocas e veio conferir de perto o início da obra. ”É uma alegria muito grande saber que minha casa será beneficiada com o saneamento básico, eu estou muito feliz (risos)”, comemorou.
“Saneamento básico proporciona qualidade de vida à população”, ressaltou Rodrigo Lima, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura. “A avenida Alberto Maranhão recebendo o saneamento básico que é vida e saúde para a população. Vamos concluir agora a bacia 1, são mais de 15 milhões de investimentos contemplando vários bairros”, explicou.