Em celebração ao seu aniversário de 16 anos, a Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró (Aflam) foi homenageada em sessão solene da Câmara Municipal de Mossoró, na manhã desta quinta-feira (17). Proposta pelo presidente do Legislativo, Lawrence Amorim (Solidariedade), a solenidade homenageou personalidades que contribuem com a produção artística, intelectual e cultural de Mossoró.
Compuseram a mesa dos trabalhos, além de Lawrence Amorim, a vereadora Marilene Morais (Pros); presidente da Aflam, Tanimá Vieira da Silva; reitora da Uern, professora Cícilia Raquel; presidente da ACJUS, Wellington Barreto; professora Liz Carolina (representante da Ufersa); juíza Welma Maria Ferreira e Zilene Medeiros (representante das homenageadas).
No início da celebração, a cantora Goretti Alves, também homenageada, performou a melodia Jandaira, que está sendo trabalhada com crianças nas escolas municipais.
Já no momento dedicado aos pronunciamentos, o presidente da Câmara, Lawrence Amorim, parabenizou as homenageadas e reforçou que o Poder Legislativo sempre estará aberto ao diálogo com entidades que contribuem com a cidade de Mossoró.
“A solenidade teve aprovação unânime. É uma honra que as pessoas venham até a Câmara, abrilhantando a casa do povo, para discutir e debater melhorias para a cidade de Mossoró”, destacou.
História
Zilene Medeiros, que também foi homenageada, destacou a essência de luta das ocupantes do colegiado da Aflam, que é composto por 40 cadeiras. Além disso, ressaltou os gestos concretos que promovem o estímulo e disponibilidade das ações de coletividade da instituição que se empenham em promover a cultura.
“Dentro de sua essência de querer servir e produzir, chamo atenção para a importância da Aflam ao oportunizar o registro de memória de todo conteúdo produzido, esboçando o talento das associadas”, disse.
Tainimá Vieira da Silva registrou que, em toda sua história, a Aflam é um celeiro de produção cultural, transformando a cultura local. Segundo ela, é inconteste que todas as atividades desenvolvidas pela academia foram construídas em cada época, sob liderança de suas presidentes, idealizadas pela presidente pioneira, Fatima Castro.
“Tudo isso é fruto do debate de ideias, pensamentos poéticos, com palavras e estética, pois é através delas que a Aflam se fez consolidar como academia de artes e letras, semeando a igualdade, fertilizando o terreno da cultura de Mossoró”, frisou.
Ao final dos discursos, que também contou com a fala do presidente da ACJUS, Wellington Barreto e da reitora da Uern, Cícilia Maia, felicitando a instituição, a sessão solene passou à entrega de honrarias as homenageadas, por iniciativa da Câmara Municipal e da Aflam. A solenidade reuniu vereadores e vereadoras, familiares das homenageadas, entre outros participantes.
Homenageadas da Câmara Municipal
DULCINÉA AGUIAR CAVALCANTE E SILVA
Medalha do Mérito Cultural Vingt-Un Rosado
LIGIA MARIA SARAIVA TEIXEIRA
Título de Cidadã Mossoroense
ALDENORA BARBOSA REBOUÇAS
Título de Cidadã Mossoroense
REJANE DA COSTA BARROS
Título de Cidadã Mossoroense
GRINAURIA DE SOUZA MAIA PORTO
Título de Cidadã Mossoroense
MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO
Medalha do Mérito Cultural Vingt-Un Rosado
WELMA MARIA FERREIRA DE MENEZES
Medalha de Mérito da Justiça
JAQUILENE TEIXEIRA JALES DE LIRA
Título de Cidadã Mossoroense
MARIA DO SOCORRO DE ALBUQUERQUE
Título de Cidadã Mossoroense
MARIA DE FÁTIMA FEITOSA OLIVEIRA
Título de Cidadã Mossoroense
CLÁUDIA PEIXOTO DE MEDEIROS
Título de Cidadã Mossoroense
IZAÍRA THALITA DA SILVA LIMA
Medalha do Mérito Jornalístico Lauro da Escóssia
MARGARETH FREIRE DE SOUZA
Título de Cidadã Mossoroense
ÂNGELA MARIA RODRIGUÊS DE OLIVEIRA PEREIRA GURGEL
Troféu Gonzaga Chimbinho
MARIA DALVA VIEIRA
Título de Cidadã Mossoroense
MARIA JOSÉ DE ARAÚJO MELO DE SOUSA
Troféu Gonzaga Chimbinho
DEIXE O SEU COMENTÁRIO