Em Apodi, no Rio Grande do Norte você pode encontrar o famoso Lajedo da Soledade que é uma das maiores atrações do lugar. O Lajedo de Soledade constitui uma das maiores exposições de rocha calcária do Estado. Nela encontram-se 56 abrigos sob rocha, contendo um impressionante conjunto de inscrições rupestres da tradição agreste, datadas de 3 a 10 mil anos.
As pinturas e gravuras rupestres vistas nas grutas, fendas e cavernas estão presentes em dezenas de painéis espalhados em três áreas demarcadas: Araras, Urubu e Olho d’Água.
Nas ravinas, os turistas podem ver desenhos de araras, garças, lagartos e formas geométricas ainda não decifradas, feitas com as pontas dos dedos, com pequenos galhos, pincéis primitivos e com carimbos desenhados nas mãos.
A tinta usada era obtida com o uso do óxido de ferro, sangue de animais, gorduras vegetal e animal. Ainda foram encontrados fósseis de animais pré-históricos, como ossos de mastodontes, preguiças e tatus gigantes, além de moluscos petrificados.
Onde e como podemos ver os fósseis encontrados no município de Apodi?
Os fósseis podem ser vistos no Museu do Lajedo, que também vende o artesanato produzido no Centro de Atividades do Lajedo, como peças de cerâmica, camisetas pintadas com temas locais, entre outros artigos.
O local recebe cerca de dez mil visitantes por ano, constituindo-se num dos principais atrativos eco-culturais do Rio Grande do Norte. O Lajedo de Soledade e o Museu ficam abertos de terça a domingo.
Quem Cuida Do Museu?
O Lajedo de Soledade é assegurado pela Fundação Amigos do Lajedo de Soledade (FALS). A FALS é uma entidade comprometida com a preservação do Lajedo e atualmente o Secretário-Executivo Zacarias Targino representa a entidade junto ao poder público, instituições de ensino, profissionais e empresas de turismo e/ou demais entidades representativas. A Fundação foi criada na década de 90 em parceria com a Petrobras, essa parceria ajudou a comunidade na criação da instituição e na instalação do Museu e do Centro de Atividades do Lajedo (CAL).
Guias
- Claudio José Alves Sena: Natural da comunidade de Soledade, no município de Apodi. Servidor público e Presidente da FALS – Atua como guia há 27 anos.
- Ester Morais Alves de Sena: Nascida na comunidade de Soledade, no município de Apodi. Técnica em Informática do IFRN – Atua como guia há 4 anos.
- Dinária Rafaela Targino: Natural de Apodi. Formada em Gestão Ambiental – Atua como guia há 16 anos.
- Ciro Emanuel Targino Da Costa: Natural de Apodi. Formado em Ciências Contábeis – Atua como guia há 11 anos.
- Antônio César de Lima Pereira Filho: Nascido em Apodi. Técnico em Zootecnia e Licenciado em Química – Atua como guia há 9 anos.
- Aldemir Galdino da Silva: Nascido no estado da Paraíba – Atua como guia há 19 anos.
- Alex Targino da Silva: Nascido em Apodi.
- Francisco Claudionor de Oliveira Sena: Nascido em Apodi.
- Antonio Daris Gurgel: Nascido em Apodi.
- Antonio Barbosa de Melo Filho: Nascido em Apodi.
O Que Fazer Para Visitar O Lajedo?
Para visitar o Lajedo de Soledade, é necessário realizar uma reserva da data para visita. Para isso é preciso que exista um contato com a organização (FALS) via e-mail ou telefone informando a data desejada para a visita.
Além disso, são cobrada uma taxa de visitação no valor de R$ 7,00 e um pagamento para o guia de visitação que acompanha até 15 pessoas e custa R$ 50,00 por visitação.
E-mails para contato:
Telefones para contato:
- +55 (84) 3333-1017
- +55 (84) 99911-9070
Como podemos descrever o município de Apodi?
Às margens da grande Lagoa de Apodi, o lugar é conhecido pelas suas águas mansas e densa floresta de carnaúbas, o município foi fundado como uma sesmaria, nos confins do século XVII. É verdade que os índios foram expulsos do seu torrão, mas não sem antes travarem batalhas ferozes que deixaram varias manchas de sangue na beira da lagoa.
Para entender a bravura do sertanejo, é preciso visitar o imponente Casarão do Ameno e voltar ao tempo do cangaço, quando Massilon Leite saqueou e queimou a cidade em 1927, indo em seguida se juntar ao bando de Lampião para atacar Mossoró. A grande casa do sítio, intocável na sua essência, é o galardão de uma terra de bravos, abarrotado de fatos notáveis.
Como você já pode entender o município de Apodi é um lugar que recebe bastante turistas e está sempre procurando melhorar suas estruturas para receber os turistas com o maior conforto e segurança possível.
Siga o Lajedo de Soledade também no Instagram: https://instagram.com/lajedodesoledade
@lajedodesoledade
#TurismoÉprogresso | Siga-me no Instagram @alexandresousadantas
______________________________________
Por Alexandre Dantas
Representante da ProTurismoRN
Orientador Turístico Local
Agente de Informações Turísticas
Consultor em Turismo e Eventos
Redator na Coluna Viajar&Conhecer (Revista Acontece)
Coordenador da Câmara Temática de Comunicação e Marketing da Instância de Governança Regional da Costa Branca (Polo Turístico Costa Branca)
DEIXE O SEU COMENTÁRIO