Acontece neste sábado (16), em Natal, a XI Caminhada pela Vida, dentro da campanha “Sou esperança. Sou doador de órgãos”, do Instituto do Bem, em alusão ao Setembro Verde. A concentração será a partir das 08h, no Hemonorte, no Tirol.
O movimento tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a doação de órgãos e neste ano conta com a participação de influenciadores e comunicadores, que abraçaram a causa.
As peças para as redes sociais, outdoors e as camisetas trazem a ideia de que, ao escolher se tornar um doador de órgãos, cada pessoa vai abraçar uma jornada de impacto e positividade, mostrando o poder de ser um agente de mudança, de se tornar um elo crucial numa corrente de esperança.
A caminhada, que acontece amanhã, vai sair pela Avenida Alexandrino de Alencar, passando pela Avenida Salgado Filho, até o Parque das Dunas. A organização é da Central de Transplantes do RN, com apoio do Instituto do Bem.
No Dia Nacional da Doação de Órgãos, em 27 de setembro, pacientes transplantados vão chamar a atenção das pessoas para a causa, com faixas e distribuição de panfletos, no cruzamento das Avenidas Salgado Filho e Nevaldo Rocha, na capital, a partir das 17h.
Doação de órgãos no RN
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mais de 900 pessoas aguardam na fila por um doador no estado. São 592 pessoas na espera por córneas, 327 por rins, 19 aguardando por medula óssea e apenas uma pessoa esperando por um coração.
O Rio Grande do Norte é o 5º estado do Nordeste em doações. Em 2022, foram realizados 335 transplantes, sendo 129 de córneas, 162 de medula óssea, 39 de rins, dois de coração e três de pele. Já este ano, foram 84 procedimentos de córnea, 29 de rins e três de coração.
Para ser doador de órgãos, basta expressar em vida aos seus familiares esse desejo, não sendo necessário nenhum documento oficial.
Sobre o iBem
Fundado em setembro de 2011, o iBem trabalha todo o processo do transplante, conscientizando a população para aumentar o número de doações de órgãos, oferecendo assistência multidisciplinar (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, assistentes sociais, entre outros) para os pacientes que precisam se manter na lista de espera para transplante e, ainda, cuidando daqueles que já conseguiram efetivar a cirurgia. Tudo de forma gratuita.
Hoje, o iBem é referência no estado neste segmento, recebendo pacientes da rede pública e privada e dando assistência de forma eficiente e individualizada. Cada transplante conquistado, cada paciente saudável em lista de espera, é a realização do objetivo final do iBem: salvar vidas! Só em 2023, o Instituto do Bem já realizou mais de 2 mil atendimentos em medicina, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social. Para saber mais, o contato pode ser feito pelo (84) 98842-224, pelo site www.institutodobem.org.br e pelo perfil @institutodobem.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO