Empresas de Mossoró e do Alto Oeste potiguar estão com foco no mercado internacional. Nos últimos dois anos, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) capacitou mais de 30 empreendimentos de variados segmentos para ingressar no concorrido comércio exterior.
A consultoria e assessoria técnica às empresas atendidas foram realizadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Universidade Potiguar (UnP).
Na próxima quinta-feira, 18, os representantes seniores da Apex-Brasil e do PEIEX-RN estarão em Mossoró para divulgação dos resultados locais do ciclo vigente do Programa, que correspondeu ao biênio 2020-2022. Também serão realizadas visitas técnicas às empresas participantes.
O PEIEX é desenvolvido pela Apex-Brasil e, no Rio Grande do Norte, tem a UnP como parceira, por meio do Núcleo de Práticas e Negócios (NPN).
A previsão inicial era de atender 150 empresas em todo o Estado. Porém, mesmo em um contexto pandêmico, os resultados obtidos ultrapassaram as metas estabelecidas no início do convênio, gerando um aditamento de seis meses à sua duração original (fevereiro de 2020 a fevereiro de 2022).
Ao todo, foram 124 organizações da Grande Natal, 31 do Polo Caicó, englobando a região do Seridó, e 31 do Polo Mossoró, englobando a região do Alto Oeste. Elas estão enquadradas como micro, pequenas e médias empresas. Dentro dessa proposta, todos os participantes receberam capacitações em diversas áreas estratégicas de mercado.
No Polo Mossoró, os segmentos atendidos foram diversificados, com o setor de Serviços na dianteira com 26%, seguido de Castanha com 20% e de Frutas com 16%. Também receberam qualificações empresas nos ramos de Polpa de Fruta, Pescado, Sal, Mel, Máquina Agrícola, Artesanato, Automobilismo, Bebidas Alcoólicas e Kombucha.
Sobre a Universidade Potiguar – UnP
A UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte. Com 40 anos de atividades, possui milhares de alunos entre os campi em Natal e Mossoró, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e educação a distância, com polos em diversas cidades do país, além de cursos técnicos. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, consubstanciada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Para mais informações: www.unp.br.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima. Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.